Logo O POVO+
Ceará e Fortaleza: rodada duríssima
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ceará e Fortaleza: rodada duríssima

Alvinegro encara o Palmeiras, fora de casa, no domingo. Tricolor recebe o Botafogo, neste sábado
Marllon e Brenno Lopes estarão em ação na rodada por Ceará e Fortaleza (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Marllon e Brenno Lopes estarão em ação na rodada por Ceará e Fortaleza

A reta final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro impõe um desafio duplo às equipes cearenses neste fim de semana.

Ceará e Fortaleza encaram adversários complicadíssimos, donos de elencos mais caros e robustos, com consistência técnica superior. Mas o peso dos contextos de cada um na competição muda o cenário da responsabilidade. Explico.

O Fortaleza, dentro de casa, recebe o Botafogo, neste sábado. O time carioca perdeu espaço na luta pelo título da Série A, mas segue firme na Libertadores e na Copa do Brasil. Tem opções variadas, ótima condição física e soluções individuais.

O Tricolor, entretanto, não pode se dar ao luxo de perder pontos como mandante. Na zona de rebaixamento, a equipe de Renato Paiva precisa demais da vitória. Empatar no Castelão, neste momento, por exemplo, seria bastante ruim. A campanha é preocupante e, embora o desempenho em campo tenha nitidamente melhorado em relação aos jogos com Vojvoda, o crescimento na tabela é mais do que necessário também.

Já o Ceará tem uma missão ingrata: enfrentar o Palmeiras em São Paulo. Fora de casa, contra uma das equipes mais regulares e vitoriosas dos últimos anos, o time de Léo Condé pode tentar aproveitar a pressão enorme por causa da eliminação recente do elenco de Abel Ferreira para o Corinthians, na Copa do Brasil. O clima é dos piores, mas isso não o exime de compromisso com a competição, até porque o time paulista briga diretamente pelo título.

O Alvinegro tem conseguido manter uma campanha de meio de tabela, orbitando a zona intermediária, mas segue no limite. Um empate no Allianz Parque, por exemplo, está longe de ser um mau negócio, mas é relevante ter em mente que o desafio é ir além da resistência e tentar construir um resultado positivo com coragem e organização.

O número que importa

Foram marcados na Série A, após 168 jogos disputados até agora na competição, 382 gols, média de 2,2 por partida. Poderia ser bem melhor.

Sobre os seis goleiros do Fortaleza

A repercussão da coluna de ontem sobre os goleiros do Fortaleza trouxe novos elementos que ajudam a entender melhor as decisões recentes do clube, como apurei. Assim, considero necessário — e justo — retornar ao tema. A volta de Santos, emprestado ao Athletico, não seria positiva. O clima era desfavorável em razão da passagem anterior dele, quando não mostrou espírito coletivo. Já Magrão perdeu espaço. O entendimento era de dar oportunidade com a contusão de João Ricardo e Brenno, mas, com os erros em sequência, ele passou a não ser mais considerado como opção, podendo evoluir no futuro. Assim, o Fortaleza estava com dois goleiros machucados e apenas Vinicius Silvestre pronto, razão da chegada de Helton Leite (necessidade, não afobação). Hoje, na prática, o técnico Renato Paiva tem apenas dois arqueiros, enquanto aguarda os contundidos (João deve voltar antes do que Brenno).

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Mais 3!

1. Confronto do Floresta, neste domingo, contra o lanterna Tombense, é essencial na Série C.

2. Com 21 pontos, na nova colocação, o time precisa vencer para seguir firme na luta por vaga no G-8.

3. Não custa também torcer contra Brusque, Ypiranga e CSA, os times que estão imediatamente acima do Floresta na tabela.

 

Foto do Fernando Graziani

Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?