Logo O POVO+
Fortaleza busca fazer história na Libertadores e amenizar crise na Série A
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito

Fortaleza busca fazer história na Libertadores e amenizar crise na Série A

Tricolor do Pici pode atingir inédita quarta de final do maior torneio continental caso elimine o Vélez Sársfield, na Argentina
Goleiro Helton Leite deve ser titular do Fortaleza diante do Vélez (Foto: Thiago GADELHA / AFP)
Foto: Thiago GADELHA / AFP Goleiro Helton Leite deve ser titular do Fortaleza diante do Vélez

O Fortaleza chega ao seu jogo mais importante da temporada, nesta terça-feira, contra o Vélez, em meio a um contraste e tanto. No Campeonato Brasileiro, o time amarga a zona de rebaixamento, acumulando atuações frágeis e apenas 15 pontos em 57 disputados. Precisa somar 30 pontos nos 57 que restam (19 partidas) para se ver livre da Série B sem depender de ninguém. Não é fácil.

Ainda assim, o Tricolor encara hoje um duelo eliminatório pela Libertadores, diante do Vélez, na Argentina, em que pode escrever um capítulo histórico: a vaga nas quartas de final da principal competição internacional do continente, algo que jamais ocorreu e seria importante demais para clube e torcida.

Apesar de toda a contradição e da enorme preocupação na Série A, passar na Libertadores (o 0 a 0 na ida mantém o confronto imprevisível) e ficar entre os oito melhores guarda potencial para um aumento significativo na confiança e no trabalho de Renato Paiva, que tenta impor um novo momento tático ao elenco, mas ainda está bem longe de ser suficiente para ganhar jogos e mudar a realidade, até porque erros individuais e coletivos não estão cessando. Já uma eventual eliminação vai reforçar o momento ruim, mas ao mesmo tempo colocará o time centrado apenas no mais importante objetivo: não ser rebaixado.

Galeano: grande acerto do Ceará

Com 12 participações em gols pelo Ceará (são nove tentos e três assistências), o atacante Galeano tem se mostrado um dos grandes acertos da diretoria de futebol do clube para a temporada 2025.

Ainda sobre Galeano, o futebol guarda diversas histórias boas como a dele, principalmente pela ausência de holofotes quando do seu anúncio, no fim de 2024. E não são apenas os números positivos no ataque que chamam atenção. O jogador tem mostrado muita disposição tática, ajuda nos setores de marcação e se tornou um dos homens de confiança de Léo Condé. Sua dedicação aliada à intensidade (já são 37 partidas), dá equilíbrio ao time pelo lado direito e amplia as opções ofensivas.

Em tempos de contratações caras e expectativas muitas vezes frustradas, ver um jogador despontar desta forma deixa evidente a importância da análise de desempenho na hora de olhar para o mercado

Já viu? *

Setembro 5. O filme recria o massacre na Olimpíada de Munique-1972 sob a ótica da equipe de jornalismo da ABC Sports, mostrando dilemas éticos e muita tensão, já que os profissionais se viram forçados a cobrir ao vivo o sequestro de atletas israelenses por um grupo terrorista. Direção de Tim Fehlbaum é ótima e grande trabalho do elenco. Onde: Paramount Plus

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Floresta na reta final da primeira fase da Série C

1. Apesar da derrota para o Confiança, no domingo passado, o Floresta segue no G-8 da Série C e depende apenas dele para garantir vaga na segunda fase.

2. Restam dois jogos, contra o Figueirense, fora de casa, dia 23, e depois como mandante contra o São Bernardo.

3. Se vencer os dois jogos, está classificado. Caso contrário, depende de outros resultados. De toda forma, empate contra o Figueirense já seria muito bom.

 

Foto do Fernando Graziani

Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?