O que significam a derrota do Fortaleza e o empate do Ceará
clique para exibir bio do colunista
Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito
O que significam a derrota do Fortaleza e o empate do Ceará
Tricolor do Pici perdeu em casa para o Mirassol, enquanto Alvinegro de Porangabuçu ficou no 0 a 0 com o Grêmio em Porto Alegre
Foto: Samuel Setubal
JOGADORES do Fortaleza lamentam derrota para o Mirassol
O cenário complicadíssimo do Fortaleza para não ser rebaixado tem mais relação com o nível de atuação a cada rodada do que com a matemática, já que ainda é possível escapar da Série B. Mais uma vez a equipe deixou muito a desejar e foi derrotada pelo Mirassol, no Castelão, por 1 a 0. O time do interior de São Paulo é mais bem treinado, mais entrosado e mais inteligente taticamente, além de ter atletas em ótima fase. Sair vitorioso não foi surpresa, portanto. Também não foi surpreendente, em todos os setores do campo, a ruim produção do Tricolor. Uma escalação inédita, com jogadores inseguros, errando demais individual e, claro, coletivamente. A única coisa que não falta aos atletas é luta, mas apenas isso, definitivamente, não basta.
O empate sem gols do Ceará contra o Grêmio, no sábado, destinou um ponto importante para o Alvinegro na tabela de classificação. Foi uma partida em que os sistemas defensivos levaram vantagem e quando as chances apareceram, os goleiros Bruno Ferreira e Volpi estavam extremamente atentos e não cometeram erros.
As chances mais agudas foram do Tricolor, mas o time de Léo Condé também conseguiu construir ofensivamente, especialmente na comparação com a derrota para o Bahia, na semifinal da Copa do Nordeste.
Fora de casa o Ceará ainda precisa evoluir bastante, especialmente quando tem a bola, mas o segundo tempo em Porto Alegre mostrou uma equipe com mais capacidade de construção ofensiva, atacando em bloco quando recuperava a posse e mais organizada para chegar ao gol adversário.
O número que importa: 26
Após 20 partidas disputadas na Série A, o Ceará soma 26 pontos, aproveitamento de 43%. É uma campanha que, se mantida, o coloca com totais possibilidades de vaga na Sul-Americana para o ano que vem e o mantém afastado da briga contra o rebaixamento, mas o equilíbrio do torneio não permite relaxamento algum.
Floresta se complica na Série C
A derrota do Floresta para o Figueirense, no sábado, por 1 a 0, complicou a chance de classificação da equipe para a segunda fase da Série C. Ainda dá, evidentemente, mas o time entrará na rodada final, sábado que vem, já fora do G-8 e não vai depender apenas de suas forças para avançar.
Insisto que o trabalho de Leston Júnior é muito bom, especialmente por ter um dos elencos mais baratos da competição, mas ofensivamente a produção tem deixado a desejar justamente quando seria mais necessário para chegar longe no torneio e brigar por vaga na Série B. De toda forma, caso vença o São Bernardo, pode sobrar uma vaga para um dos quadrangulares finais.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Boa solução da CBF pro calendário
1. Decisão inteligente da CBF mudar o calendário do futebol neste segundo semestre. A Série A acabaria perto do Natal e agora será encerrada em 7 de dezembro.
2. Como São Paulo, Flamengo e Palmeiras são os brasileiros na Libertadores e foram eliminados da Copa do Brasil, foi possível adiantar as partidas do Brasileirão e adiar para o fim de dezembro as finais da Copa do Brasil.
3. Assim, se um dos três for campeão da Libertadores, poderá se preparar para a Copa Intercontinental da Fifa, que ocorre no mesmo mês.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.