Fortaleza: distância para sair do Z-4 cai, mas rodada poderia ter sido melhor
clique para exibir bio do colunista
Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito
Fortaleza: distância para sair do Z-4 cai, mas rodada poderia ter sido melhor
Tricolor bate o Sport em casa e fica a seis pontos de deixar a zona de rebaixamento, após vitória do Atlético-MG e empate do Santos. Ceará visita São Paulo no Morumbis
A equipe apresentou atuação consistente e agressiva no primeiro tempo, tirando todos os espaços do adversário e construindo ações ofensivas.
Na segunda etapa, o Sport cresceu, teve boas oportunidades — foi quando João Ricardo brilhou, principalmente na falta cobrada por Hyoran, nos minutos finais, com uma defesa fabulosa —, mas foi o Tricolor que desperdiçou mais oportunidades para ampliar.
Em três partidas, com duas vitórias, Palermo mostrou já conhecer bem o elenco, escalando um meio-campo ágil com Crispim e Pikachu, e dando confiança aos reforços. Como exemplo, Guzmán e Herrera, que entraram bem, e Lucas Gazal, escalado desde o início, mostrando segurança em sua estreia na zaga, com bastante intensidade e energia.
A rodada permitiu ao Fortaleza — que segue na vice-lanterna, mas encostou em Juventude e Vitória —, diminuir a distância para sair do Z-4, que era de sete pontos para o Atlético-MG e agora ficou em seis, tendo o Santos como alvo (sempre o 16º colocado). A equipe de Vojvoda empatou com o Bragantino e ficou com 27 pontos, contra 21 do Tricolor, que também viu o Inter empatar, estacionando nos 28 pontos, na 15ª colocação. O fato é que poderia ser melhor, mas Vasco e Atlético-MG ganharam, times que não dão indícios, hoje, que vão lutar para cair, apesar da pontuação ainda preocupante.
O número que importa
O Ceará entra em campo hoje, no Morumbis, na 13ª colocação na tabela, com 28 pontos. Como visitante, a equipe somou 10 pontos em 33 disputados, aproveitamento baixo e que precisa melhorar.
E justamente diante do São Paulo é possível aproveitar a fase turbulenta do adversário: eliminado em casa na Libertadores e pressionado na Série A, com campanha ruim para quem tem investimento tão alto. A equipe de Crespo tem uma das melhores defesas em casa, mas o ataque vai mal demais.
É nesse cenário que o Alvinegro precisa acreditar na possibilidade de vencer. A defesa do time de Condé tem sido consistente e dá segurança, mas é fundamental que o ataque enfim apareça. Jogar fora de casa exige coragem: marcar bem, como a equipe tem feito, mas também ser agressiva quando tiver a bola. A rodada já foi positiva para concorrentes diretos na parte intermediária da tabela, o que aumenta a responsabilidade do Ceará em buscar pontos longe de casa.
1. Grande vitória do Floresta sobre o São Bernardo, por 1 a 0, colocou o time de Leston Júnior na segunda colocação do seu quadrangular na Série C, com seis pontos, atrás do Londrina (seis pontos também, lidera pelos gols marcados), que venceu o Caxias por 1 a 0.
2. O Floresta não tomou gol nos quatro jogos da segunda fase e depende de suas forças para conseguir vaga na Série B, algo que seria completamente histórico.
3. Faltam dois jogos apenas. E o acesso já pode vir domingo que vem, contra o Londrina. Uma vitória da equipe da Vila Manoel Sátiro combinada com empate entre São Bernardo e Caxias (ambos somam três pontos), o acesso ocorre.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.