Âncora do programa Esportes do Povo nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri, além do Canal FDR TV e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN e CBN Cariri; colunista do O POVO impresso, O POVO+ e redes sociais do O POVO. Além de Comunicação, é formado em Direito
Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC
Zagueiro argentino, Gastón Ávila
em treino do Fortaleza
O Fortaleza chega a Bragança Paulista, nesta quarta-feira, diante do Bragantino, em mais um daqueles jogos que não permitem hesitação. Com 34 pontos e ocupando a 18ª posição da Série A, o Tricolor vive a chance mais concreta, em muitas rodadas, de reduzir a distância para escapar do rebaixamento.
A conta é bem simples: vencendo, chega aos 37 pontos e encosta no Vitória, primeiro time fora do Z-4, com 39. Entre eles ficaria o Santos, com 38. É o tipo de oportunidade mais do que decisiva em um campeonato no qual o próprio Fortaleza se colocou sob pressão permanente. É por isso que, em termos práticos, qualquer outro resultado tem peso parecido.
Assim, nos casos de empate ou derrota, a vida fica dramaticamente complicada. O cenário empurra a equipe para uma leitura direta de que apenas a vitória faz sentido. Pela tabela, pelo momento psicológico e pela necessidade esportiva, não há margem para discutir outro resultado. Ainda mais porque um triunfo fora de casa pelo segundo jogo consecutivo — depois da vitória sobre o Bahia na semana passada, por 3 a 2 -teria um impacto bem positivo. Seria combustível emocional para elenco, comissão técnica e torcedores que, na sequência, poderão empurrar o time em dois compromissos no Castelão, contra Atlético-MG e Corinthians.
Do outro lado, o Bragantino vive fase de recuperação. Após a demissão de Fernando Seabra, a chegada de Vagner Mancini reorganizou a equipe, que se afastou completamente do risco de queda e ainda sonha com vagas em competições internacionais. É um adversário mais confiante, estável e com repertório renovado - nada que facilite a missão do Fortaleza.
Palermo terá ao menos um problema entre os jogadores mais escalados: a ausência de Bruno Pacheco, que vinha sendo titular da lateral esquerda. A boa notícia é a quantidade de zagueiros disponíveis. Isso abre espaço para uma solução relativamente natural, com Gastón Ávila jogando pelo lado esquerdo da defesa, Mancuso pelo direito e a dupla de zaga Britez-Kuscevic formando a base defensiva. É uma alternativa coerente dentro das peças do elenco e responde à necessidade de preservar estrutura e intensidade.
O Fortaleza sabe o tamanho do desafio porque é a oportunidade de enxergar uma saída mais de perto. Evidentemente que vencer não resolve tudo, mas mantém chances reais de fugir da Série B.
Fortaleza campeão do Cearense Feminino
O time feminino do Fortaleza conquistou o segundo título na temporada, nesta terça-feira. Nos pênaltis, bateu o Ceará por 4 a 3 e ficou com a taça do estadual. Foi um grande 2025, especialmente pelo acesso para a primeira divisão nacional. O que se espera é que o clube, ainda que seja rebaixado para a Série B no futebol masculino, invista na modalidade e reforce o elenco para a disputa da Série A em 2026.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Flamengo mais perto do título
1. A derrota do Palmeiras e o empate do Flamengo, ontem, aumentaram a vantagem do time do Rio na liderança (75 a 70). Restam só dois jogos para cada.
2. O detalhe: o Cruzeiro tem 68 pontos e ainda três jogos por fazer, podendo alcançar, portanto, 77 pontos.
3. Seja como for, o Flamengo, que já estava com uma mão na taça, agora tem também quatro dedos da outra mão.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.