clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Futebol do POVO na TV O POVO, rádio O POVO CBN AM e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN FM e AM; além de Comunicação, é formado em Direito.

fernandograziani • NOTÍCIA

Série A: rodada 27 eleva pontuação para escapar do rebaixamento; veja a projeção real

O aproveitamento base para o cálculo muda rodada após rodada Por

Quando escrevo sobre esse assunto, não tem melhor situação do que ir direto ao ponto. Hoje, passadas 27 rodadas da Série A, a projeção para Ceará (29 pontos, 15o. lugar), Fortaleza (31 pontos, 14o. lugar) ou qualquer outro clube ficar na primeira divisão é 40 pontos. O número é baseado na classificação atual, pura e simplesmente.

Ocorre que o aproveitamento base para o cálculo muda rodada após rodada. Exatamente em função de tal fator, o estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, atualizou a projeção na noite desta segunda, novamente com base na média histórica de pontos também levando em conta o crescimento dos times que brigam para não cair, agora nas 11 rodadas finais da competição. Assim o número mágico agora varia entre 40 e 44 pontos.

O Ceará ainda fará seis jogos como mandante - Vasco, Fluminense, Inter, São Paulo, Athletico-PR e Corinthians - e cinco como visitante: Palmeiras, Fortaleza, Chapecoense, Flamengo e Botafogo.

Já a tabela do Fortaleza indica os seguintes jogos em casa: Atlético-MG, Ceará, CSA, Santos e Bahia; como visitante, os encontros serão diante de Cruzeiro, Avaí, Corinthians, Inter, Goiás e Fluminense).

Tomando como base o pior cenário - fazer 44 pontos para escapar do rebaixamento - o Alvinegro teria que somar mais 15 pontos (cinco vitórias, por exemplo) e o Fortaleza mais 13 (quatro vitórias e um empate, por exemplo).

A rodada que passou foi péssima para Fluminense (29 pontos) e CSA (26 pontos), os derrotados. Da turma que briga para não cair, Ceará (29), Fortaleza (31), Cruzeiro (28) e Botafogo (33) venceram. Vasco (37) e Atlético-MG (35) também ganharam e se afastaram bastante da briga, mas não podem bobear.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais