Logo O POVO+
Com rodada 30 encerrada, veja cálculos para permanência na Série A em 2020
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Com rodada 30 encerrada, veja cálculos para permanência na Série A em 2020

Restam oitos jogos para cada equipe no Campeonato Brasileiro
Tipo Opinião
Juninho e Ricardinho articulam as principais jogadas de Fortaleza e Ceará (Foto: JULIO CAESAR/O POVO)
Foto: JULIO CAESAR/O POVO Juninho e Ricardinho articulam as principais jogadas de Fortaleza e Ceará

Como se sabe, não existe uma forma apenas de calcular a pontuação certeira para uma equipe não ser rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, leve em consideração essa informação na leitura que segue.

Já se foram 30 rodadas da Série A. Restam oitos jogos para cada uma das equipes e nada mais. A projeção para Ceará (33 pontos, 15o. lugar), Fortaleza (36 pontos, 12o. lugar) ou qualquer outro clube hoje fora da zona de rebaixamento ficar na primeira divisão está mantido em 40 pontos. O número é baseado na classificação atual, pura e simplesmente - sem levar em conta variáveis - que tem o Fluminense como primeira equipe na Z-4 com 31 pontos e 34.4% de aproveitamento.

Ocorre que a base para o cálculo muda rodada após rodada, como temos explicado. Exatamente em função de tal fator, o estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, atualizou a projeção na noite deste domingo, 3, novamente com base na média histórica de pontos e também na melhora do desempenho dos times que brigam para não cair nas oito rodadas finais da competição, levando em conta as competições sob regulamento de pontos corridos.

"São 10,2 pontos de crescimento médio nas oito rodadas finais, o que na projeção real aponta o 17o. colocado com 41 pontos (estaria rebaixado) e o 16o. colocado com 43 pontos (permanência na Série A) em 2019".

O Ceará ainda fará quatro jogos como mandante - Inter, São Paulo, Athletico-PR e Corinthians - e quatro como visitante: Fortaleza, Chapecoense, Flamengo e Botafogo.

Já a tabela do Fortaleza indica os seguintes jogos em casa: Ceará, CSA, Santos e Bahia; como visitante, os encontros serão diante de Corinthians, Inter, Goiás e Fluminense.

Tomando como base o pior cenário de 43 pontos para escapar, o Alvinegro teria que somar mais dez pontos (três vitórias e um empate, por exemplo) e o Fortaleza mais sete (duas vitórias e um empate, por exemplo).

A rodada que passou não mostrou nenhuma vitória dos clubes que brigam para não cair. CSA (29 pontos), Botafogo (33), Chapecoense (21) e Ceará (33) perderam; Fortaleza (36), Atlético-MG (36), Fluminense (31) e Cruzeiro (33) empataram.

Na zona de rebaixamento estão: Avaí, Chapecoense, CSA e Fluminense.

Na parte de cima da tabela, o título do Flamengo parece efetivamente ser questão de tempo. São oito pontos de vantagem sobre o Palmeiras (71x63).

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?