Logo O POVO+
Após rodada 31, veja cálculos para permanência na Série A; projeção de pontos aumentou
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Após rodada 31, veja cálculos para permanência na Série A; projeção de pontos aumentou

Já se foram 31 rodadas da Série A. Restam sete jogos para cada uma das equipes e nada mais
Tipo Opinião
Pedro Ken não poderá atuar no Clássico-Rei após tomar o terceiro cartão na vitória contra o Internacional (Foto: Julio Caesar/O Povo)
Foto: Julio Caesar/O Povo Pedro Ken não poderá atuar no Clássico-Rei após tomar o terceiro cartão na vitória contra o Internacional

Como se sabe, não existe uma forma apenas de calcular a pontuação certeira para uma equipe não ser rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, leve em consideração essa informação na leitura que segue.

Já se foram 31 rodadas da Série A. Restam sete jogos para cada uma das equipes e nada mais. A projeção para Ceará (36 pontos, 13o. lugar), Fortaleza (36 pontos, 14o. lugar) ou qualquer outro clube hoje fora da zona de rebaixamento ficar na primeira divisão aumentou para 41 pontos. O número é baseado na classificação atual, pura e simplesmente - sem levar em conta variáveis - que tem o Botafogo como primeira equipe na Z-4 com 33 pontos e 35.5% de aproveitamento.

Ocorre que a base para o cálculo muda rodada após rodada, como temos explicado. Exatamente em função de tal fator, o estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, atualizou a projeção na noite desta quinta, 7, novamente com base na média histórica de pontos e também na melhora do desempenho dos times que brigam para não cair nas oito rodadas finais da competição, levando em conta as competições sob regulamento de pontos corridos.

"São 9 pontos de crescimento médio nas sete rodadas finais, o que na projeção real aponta o 17o. colocado com 42 pontos (estaria rebaixado) e o 16o. colocado com 43 pontos (permanência na Série A) em 2019".

O Ceará ainda fará três jogos como mandante - São Paulo, Athletico-PR e Corinthians - e quatro como visitante: Fortaleza, Chapecoense, Flamengo e Botafogo.

Já a tabela do Fortaleza indica os seguintes jogos em casa: Ceará, CSA, Santos e Bahia; como visitante, os encontros serão diante de Inter, Goiás e Fluminense.

Tomando como base o pior cenário de 43 pontos para escapar, o Alvinegro teria que somar mais sete pontos (duas vitórias e um empate, por exemplo) e o Fortaleza mais sete também (duas vitórias e um empate).

A rodada que passou mostrou vitórias de Ceará (36), Fluminense (34) e Atlético-MG (39) dos clubes que brigam para não cair. CSA (29), Botafogo (33) e Fortaleza (36) perderam, enquanto Cruzeiro (34) e Chapecoense (22) empataram. .

Na zona de rebaixamento estão: Avaí, Chapecoense, CSA e Botafogo.

Na parte de cima da tabela, o título do Flamengo parece efetivamente ser questão de tempo. São oito pontos de vantagem sobre o Palmeiras (74x66).

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?