Logo O POVO+
Série A: Fortaleza vence bem, Ceará e Botafogo perdem; após jogos de domingo, os cálculos para fugir do rebaixamento
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Série A: Fortaleza vence bem, Ceará e Botafogo perdem; após jogos de domingo, os cálculos para fugir do rebaixamento

Agora, com 42 pontos e na 11ª colocação, o Tricolor abre uma excelente vantagem de sete pontos para a zona de rebaixamento
Tipo Opinião
Zagueiro Paulão, do Fortaleza, critica o silenciamento a que atletas negros são obrigados a enfrente (Foto: Júlio Caesar)
Foto: Júlio Caesar Zagueiro Paulão, do Fortaleza, critica o silenciamento a que atletas negros são obrigados a enfrente

Ao vencer o CSA por 3 a 0 na presença de pouco mais de 34 mil torcedores, neste domingo, o Fortaleza se tornou a única equipe que briga para seguir na primeira divisão a vencer na rodada 33 - Cruzeiro e Avaí jogam nesta segunda, Vasco e Goiás também. Por enquanto a equipe de Rogério Ceni foi a única das 16 que entraram em campo que marcou mais de um gol - Juninho, Tinga e Paulão.

Agora, com 42 pontos e na 11ª colocação, o Tricolor abre uma excelente vantagem de sete pontos para a zona de rebaixamento e tem o direito de vislumbrar a real possibilidade de vaga na Copa Sul-Americana 2020. Jamais o clube disputou uma competição internacional oficial.

Na finalização da rodada 32, o número projetado para que uma equipe permaneça na Série A era de 43 pontos, levando em conta desempenho atual e crescimento históricos dos times nas rodadas finais da competição.

O empate do Fluminense contra o Atlético-MG, no sábado, indica que a projeção ficará idêntica, justamente quando restarem cinco jogos para cada clube. "Como o primeiro time da zona de rebaixamento terminará com 35 pontos a rodada 33 - Flu ou Cruzeiro - já é possível cravar que o número mágico segue em 43 pontos", avalia Thiago Minhoca, estatístico e comentarista da rádio O POVO CBN.

O Ceará ainda fará três jogos como mandante - São Paulo, Athletico-PR e Corinthians - e dois como visitante: Flamengo e Botafogo.

Já a tabela do Fortaleza indica os seguintes jogos em casa: Santos e Bahia; como visitante, os encontros serão diante de Inter, Goiás e Fluminense.

Tomando como base o pior cenário de 43 pontos para escapar, o Alvinegro teria que somar mais sete pontos (duas vitórias e um empate, por exemplo) e o Fortaleza apenas mais um (empatar uma vez).

Na parte de cima da tabela, o título do Flamengo é questão de tempo. São 13 pontos de vantagem sobre o Palmeiras (81x68), com uma partida a mais.

Classificação atual:

11. Fortaleza 42 (33 jogos)

12. Goiás 42 (32 jogos)

13. Atlético-MG 41 (33 jogos)

14. Botafogo 36 (33 jogos)

15. Ceará 36 (33 jogos)

16. Fluminense 35 (33 jogos)

17. Cruzeiro 35 (32 jogos)

18. CSA 29 (33 jogos)

19. Chapecoense 25 (quase rebaixada, 33 jogos)

20. Avaí 17 ( quase rebaixado, 32 jogos)

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?