Logo O POVO+
Série A: Cruzeiro empata com rebaixado Avaí; com rodada 33 encerrada, os cálculos na luta para não cair para a Série B
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Série A: Cruzeiro empata com rebaixado Avaí; com rodada 33 encerrada, os cálculos na luta para não cair para a Série B

Encerrada nesta segunda, 18, a rodada 33 da Série A, com os empates entre Vasco e Goiás (1x1) e Cruzeiro e Avaí (0x0), restam agora apenas cinco jogos para todas as equipes
Tipo Opinião
Juninho é titular no meio campo do Fortaleza desde a última temporada  (Foto: JÚLIO CAESAR/O POVO)
Foto: JÚLIO CAESAR/O POVO Juninho é titular no meio campo do Fortaleza desde a última temporada

Como se sabe e prefiro lembrar sempre, não existe uma forma apenas de calcular a pontuação certeira para uma equipe não ser rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, leve em consideração essa informação na leitura que segue.

Encerrada nesta segunda, 18, a rodada 33 da Série A, com os empates entre Vasco e Goiás (1x1) e Cruzeiro e Avaí (0x0), restam agora apenas cinco jogos para todas as equipes (com exceção de Flamengo e Vasco) e nada mais. A projeção para Fortaleza (42 pontos, 12o. lugar), Ceará (36 pontos, 15o. lugar) ou qualquer outro clube hoje fora da zona de rebaixamento ficar na primeira divisão está em 41 pontos, tomando como base os 35,4% de aproveitamento do Fluminense, o time que abre a relação dos clubes que neste momento estariam rebaixados.

Ocorre que a base para o cálculo muda rodada após rodada, como temos explicado. Exatamente em função de tal fator, o estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, tem atualizado a projeção rodada após rodada com base na média histórica de pontos e também na melhora do desempenho dos times que brigam para não cair nas cinco rodadas finais da competição, levando em conta as competições sob regulamento de pontos corridos.

"São sete pontos de crescimento médio nas cinco rodadas finais. Assim, da forma que ficou a classificação após a rodada 33, são 43 pontos para que uma equipe não seja rebaixada neste momento ", avalia.

O Ceará ainda fará três jogos como mandante - São Paulo, Athletico-PR e Corinthians - e dois como visitante: Flamengo e Botafogo.

Já a tabela do Fortaleza indica os seguintes jogos em casa: Santos e Bahia; como visitante, os encontros serão diante de Inter, Goiás e Fluminense.

Tomando como base um cenário com 43 pontos para escapar, o Alvinegro teria que somar mais sete pontos (duas vitórias e um empate, por exemplo) e o Fortaleza mais um (um empate).

A rodada dos times que brigam para não cair mostrou vitória apenas do Fortaleza, que com 42 pontos está neste momento numa situação mais tranquila para garantir presença na primeira divisão em 2020 e pleitear vaga na Copa Sul-Americana. Fluminense, Atlético-MG e Cruzeiro empataram; já CSA e Botafogo perderam. O Avaí está rebaixado e a Chapecoense quase rebaixada.

Foram apenas 14 gols na rodada, média de 1,4 gol por partida. Apenas o Fortaleza fez marcou mais de uma vez, enquanto 11 clubes fizeram um gol e oito passaram em branco.

Na parte de cima da tabela, o título do Flamengo é questão de tempo. São 13 pontos de vantagem sobre o Palmeiras (81x68), com a equipe do Rio de Janeiro tendo feito um jogo a mais.

Classificação atual:

11. Goiás 43 (32 jogos)

12. Fortaleza 42 (33 jogos)

13. Atlético-MG 41 (33 jogos)

14. Botafogo 36 (33 jogos)

15. Ceará 36 (33 jogos)

16. Cruzeiro 36 (33 jogos)

17. Fluminense 35 (33 jogos)

18. CSA 29 (33 jogos)

19. Chapecoense 25 (quase rebaixada, 33 jogos)

20. Avaí 18 (rebaixado, 33 jogos)

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?