Punidos pelo STJD com dois jogos cada com portões fechados pelas confusões no Clássico-Rei do dia 10 de novembro passado, segundo turno da Série A, no Castelão, Ceará e Fortaleza impetraram recursos com pedido de efeito suspensivo para o Pleno do Tribunal e obtiveram sucesso. A decisão em relação ao Ceará saiu na manhã desta quinta-feira. O Alvinegro recorreu antes do Fortaleza por causa da urgência e assim está livre para atuar com presença de torcedores na reta final do Brasileirão.
A decisão animou a diretoria do Fortaleza, que tinha convicção que o recurso do clube também séria admitido com efeito suspensivo. Assim, no final da tarde desta quinta-feira o clube recebeu a notícia que sua torcida também estava liberada para comparecer na partida contra o Bahia.
O Ceará atua diante de Athletico-PR e Corinthians no Castelão nos dias 30.11 e 04.12, enquanto o Fortaleza recebe o Bahia no dia 8 de dezembro, rodada derradeira da Série A.
Próximos passos:
A concessão do efeito suspensivo não absolve os clubes, que serão julgados em segunda instância pelo STJD (Tribunal Pleno) e podem ter a pena diminuída ou mantida, cumprindo em outras competições, se for o caso, após novas discussões sobre o mérito.
Há uma outra hipótese, como lembra o advogado Carlos Tolstoi em conversa com a coluna: as penas podem também receber conversão em caráter social, como por exemplo doação de cestas básicas ou algo semelhante.