clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Futebol do POVO na TV O POVO, rádio O POVO CBN AM e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN FM e AM; além de Comunicação, é formado em Direito.

fernandograziani • Opinião

Série A: com rodada 35 encerrada, cai projeção de pontos para permanência; Ceará fora do Z-4; Fortaleza salvo, Botafogo e Flu respiram muito

A rodada 35 da Série A foi encerrada nesta quinta, 28, com um jogo fundamental para a briga contra o rebaixamento Por

Como se sabe e prefiro lembrar sempre aqui na coluna, não existe apenas uma forma de calcular a projeção para uma equipe não ser rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, leve em consideração essa informação na leitura que segue.

A rodada 35 da Série A foi encerrada nesta quinta, 28, com um jogo fundamental para a briga contra o rebaixamento: Cruzeiro 0 x 1 CSA, no Mineirão. Agora, as 20 equipes terão só mais três rodadas para atuar.

O Fortaleza venceu o Santos por 2 a 1 e chegou aos 46 pontos, na 10ª colocação; sua luta é para confirmar vaga na Copa Sul-Americana e para tanto basta chegar até o 14º lugar; mais dois ou três pontos resolvem. O Ceará perdeu para o Flamengo por 4 a 1 e segue com 37 pontos, fora da zona de rebaixamento, na 16ª posição.

Botafogo e Fluminense venceram Chapecoense e Palmeiras respectivamente - segunda vitória seguida de ambos - e respiraram muito na luta para ficar na primeira divisão. A situação do Cruzeiro o coloca com 36 pontos e apenas sete vitórias, abrindo a zona de rebaixamento. Com 32 pontos o CSA ainda pode escapar matematicamente.

A base para o cálculo muda rodada após rodada, como temos explicado. Exatamente em função de tal fator, o estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN, Thiago Minhoca, tem atualizado a projeção rodada após rodada com base na média histórica de pontos e também na melhora do desempenho dos times que brigam para não cair nas rodadas finais da competição, levando em conta as competições sob regulamento de pontos corridos.

"Levando em consideração o crescimento médio nas rodadas finais e a classificação após a 35ª rodada um time se salva com 41 pontos, ou seja, caiu a projeção neste momento, mas tudo pode mudar no fim de semana que vem", avalia Minhoca.

O Ceará ainda fará dois jogos como mandante - Athletico-PR e Corinthians - e um como visitante: Botafogo.

Já a tabela do Fortaleza indica um jogo apenas em casa: Bahia; como visitante, os encontros serão diante de Goiás e Fluminense.

Tomando como base um cenário com 41 pontos para escapar, o Alvinegro teria que somar mais quatro pontos (uma vitória e um empate). 

Na parte de cima da tabela, o arrasador título do Flamengo foi confirmado.

Classificação atual (todos com 35 jogos):

10. Fortaleza 46 

11. Bahia 45

12. Vasco 44

13. Botafogo 42

14. Atlético-MG 42

15. Fluminense 41

16. Ceará 37

17. Cruzeiro 36

18. CSA 32

19. Chapecoense 28 - rebaixamento confirmado

20. Avaí 18 - rebaixamento confirmado

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais