Logo O POVO+
Série A: restando duas rodadas, só Ceará e Cruzeiro brigam contra rebaixamento; Botafogo e Flu estão salvos; veja os cálculos
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Série A: restando duas rodadas, só Ceará e Cruzeiro brigam contra rebaixamento; Botafogo e Flu estão salvos; veja os cálculos

A situação tem potencial para se resolver na rodada de meio de semana
Tipo Notícia
Cena de Ceará 1 x 1 Athletico-PR, 36ª rodada do Campeonato Brasileiro (Foto: Pedro Chaves/FCF)
Foto: Pedro Chaves/FCF Cena de Ceará 1 x 1 Athletico-PR, 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

Não há mais necessidade de projeção de pontos para que um time se salve do rebaixamento. Restando duas rodadas para o fim da Série A, duas equipes lutam para não cair: Ceará, com 38 pontos e 10 vitórias (atualmente na 16ª colocação) e Cruzeiro, com 36 pontos e sete vitórias (em 17º lugar). Avaí, Chapecoense e CSA já estão na Série B do ano que vem (o time alagoano precisaria de uma combinação impressionante de resultados e ainda tirar um saldo de 24 gols de diferença, ou seja, sem condições).

Para não depender dos resultados da equipe mineira, o Ceará precisa fazer quatro pontos. Já o Cruzeiro não depende mais de suas forças apenas.

LEIA TAMBÉM: Em dois meses, Arthur Cabral faz seis gols e Ceará fica mais perto de garantir aporte de R$ 7 milhões por seus direitos econômicos. 

A situação, entretanto, tem potencial para se resolver na rodada de meio de semana. Caso empate diante do Corinthians, no Castelão - jogo é na quarta - e o Cruzeiro perca para o Grêmio, em Porto Alegre - partida ocorre na quinta-feira - o Ceará estará livre da Série B com 39 pontos. O time mineiro, nessa hipótese, ficaria com 36 pontos, mas com três vitórias a menos, o que já determinaria o seu rebaixamento pela primeira vez na história.

Outra combinação na próxima rodada define a situação: vitória do Ceará (chegaria aos 41 pontos) e empate do Cruzeiro (ficaria com 37). Com quatro pontos de distância seria impossível qualquer recuperação da equipe azul.

Se nenhuma dessas hipóteses relatadas ocorra, o rebaixamento será resolvido na rodada derradeira, que será disputada no domingo que vem. O Ceará encara o Botafogo, no Rio de Janeiro, enquanto o Cruzeiro recebe o Palmeiras, ambos às 16 horas.

Brigando contra o rebaixamento o campeonato quase todo, Botafogo e Fluminense, ambos com 42 pontos e respectivamente 13 e 11 vitórias, ficaram livres de quaisquer risco com a derrota do Cruzeiro para o Vasco nesta segunda-feira, em São Januário, por 1 a 0, gol marcado pelo colombiano Guarin.

Ceará e a vaga para a Sul-Americana

Para uma equipe garantir vaga na competição internacional em 2020 é preciso chegar até pelo menos a 14ª colocação. Assim, o Ceará tem que terminar a Série A na frente de Botafogo (atual 14º lugar e Fluminense, atual 15º). É possível desde que vença obrigatoriamente os dois jogos e torça por uma combinação de resultados. O time não depende apenas de suas forças.  

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?