clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Futebol do POVO na TV O POVO, rádio O POVO CBN AM e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN FM e AM; além de Comunicação, é formado em Direito.

fernandograziani • NOTÍCIA

Série A: restando duas rodadas, só Ceará e Cruzeiro brigam contra rebaixamento; Botafogo e Flu estão salvos; veja os cálculos

A situação tem potencial para se resolver na rodada de meio de semana Por

Não há mais necessidade de projeção de pontos para que um time se salve do rebaixamento. Restando duas rodadas para o fim da Série A, duas equipes lutam para não cair: Ceará, com 38 pontos e 10 vitórias (atualmente na 16ª colocação) e Cruzeiro, com 36 pontos e sete vitórias (em 17º lugar). Avaí, Chapecoense e CSA já estão na Série B do ano que vem (o time alagoano precisaria de uma combinação impressionante de resultados e ainda tirar um saldo de 24 gols de diferença, ou seja, sem condições).

Para não depender dos resultados da equipe mineira, o Ceará precisa fazer quatro pontos. Já o Cruzeiro não depende mais de suas forças apenas.

LEIA TAMBÉM: Em dois meses, Arthur Cabral faz seis gols e Ceará fica mais perto de garantir aporte de R$ 7 milhões por seus direitos econômicos. 

A situação, entretanto, tem potencial para se resolver na rodada de meio de semana. Caso empate diante do Corinthians, no Castelão - jogo é na quarta - e o Cruzeiro perca para o Grêmio, em Porto Alegre - partida ocorre na quinta-feira - o Ceará estará livre da Série B com 39 pontos. O time mineiro, nessa hipótese, ficaria com 36 pontos, mas com três vitórias a menos, o que já determinaria o seu rebaixamento pela primeira vez na história.

Outra combinação na próxima rodada define a situação: vitória do Ceará (chegaria aos 41 pontos) e empate do Cruzeiro (ficaria com 37). Com quatro pontos de distância seria impossível qualquer recuperação da equipe azul.

Se nenhuma dessas hipóteses relatadas ocorra, o rebaixamento será resolvido na rodada derradeira, que será disputada no domingo que vem. O Ceará encara o Botafogo, no Rio de Janeiro, enquanto o Cruzeiro recebe o Palmeiras, ambos às 16 horas.

Brigando contra o rebaixamento o campeonato quase todo, Botafogo e Fluminense, ambos com 42 pontos e respectivamente 13 e 11 vitórias, ficaram livres de quaisquer risco com a derrota do Cruzeiro para o Vasco nesta segunda-feira, em São Januário, por 1 a 0, gol marcado pelo colombiano Guarin.

Ceará e a vaga para a Sul-Americana

Para uma equipe garantir vaga na competição internacional em 2020 é preciso chegar até pelo menos a 14ª colocação. Assim, o Ceará tem que terminar a Série A na frente de Botafogo (atual 14º lugar e Fluminense, atual 15º). É possível desde que vença obrigatoriamente os dois jogos e torça por uma combinação de resultados. O time não depende apenas de suas forças.  

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais