Logo O POVO+
Ranking da CBF: Ceará volta ao Top 20 e Fortaleza garante melhor colocação de sua história; Palmeiras lidera
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Ranking da CBF: Ceará volta ao Top 20 e Fortaleza garante melhor colocação de sua história; Palmeiras lidera

Tipo Notícia
CEARÁ E FORTALEZA estão com atividades paralisadas (Foto: Fco Fontenele/O POVO)
Foto: Fco Fontenele/O POVO CEARÁ E FORTALEZA estão com atividades paralisadas

A manutenção do Ceará na primeira divisão do Campeonato Brasileiro garantiu o clube na 19ª colocação do ranking da CBF que será atualizado nos próximos dias, com 6.751 pontos. O time assim iguala a melhor colocação desde que a entidade que comanda o futebol brasileiro mudou os critérios e volta ao grupo dos 20 melhores do país. Já o Fortaleza sobe dez posições e assim estará na 23ª colocação, seu melhor registro histórico, com 6.585 pontos.

Os dados foram levantados e contabilizados por Thiago Minhoca, estatístico e comentarista da rádio O POVO/CBN, que mostram também que o Bahia é o melhor nordestino, na décima colocação.

Relevante lembrar que o critério da CBF para o seu ranking (desde 2013) é levar em conta os cinco anos mais recentes (no caso de 2020, de 2015 a 2019, portanto), atribuindo pontuações e pesos para as colocações das equipes nos respectivos torneios ano a ano, valendo apenas Copa do Brasil e Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. No formato dinâmico, há mais justiça de acordo com as campanhas atuais dos times.

A liderança segue com o Palmeiras, com 16.640 pontos, seguido por Flamengo e Grêmio.

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?