Logo O POVO+
Documentário Quadra Livre revela surpreendentes histórias do time de basquete da prisão de San Quentin, na Califórnia
Foto de Fernando Graziani
clique para exibir bio do colunista

Editor Chefe de Esportes do O POVO; apresentador do Esportes do Povo no Canal FDR e nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e plataformas digitais; comentarista de esportes da Rádio O POVO CBN/CBN Cariri. Além de Comunicação, é formado em Direito

Documentário Quadra Livre revela surpreendentes histórias do time de basquete da prisão de San Quentin, na Califórnia

Tipo Notícia
Quadra Livre é o nome em português do documentário Q Ball (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Quadra Livre é o nome em português do documentário Q Ball

O esporte como ferramenta de inclusão e o basquete no elo principal estão no centro do ótimo documentário Quadra Livre (Q Ball), que a Netflix disponibilizou recentemente em sua plataforma.

Astro da NBA e um dos melhores jogadores do mundo, Kevin Duran é produtor executivo do filme, que mostra o relevante projeto da equipe de basquete de San Quentin, na Califórnia, penitenciária mais antiga do Estado (inaugurada em 1852) e local que detém o maior corredor da morte nos Estados Unidos.

Com permissão ampla para fazer imagens e entrevistas dentro dos muros, celas e da quadra da cadeia - que abriga condenados à morte e à penas longas - a equipe do diretor Michael Tolaijanvai vai fundo nas histórias de vida e crimes dos que estão privados de liberdade e praticam o esporte dentro da cadeia. Entre todos ganham destaque o técnico Rafael Cuevas, o veterano Black, cestinha histórico da prisão, e Harry ATL Smith, maior talento que os muros de San Quentin já abrigaram, que sonha em viver do esporte profissional.

Outro dois aspectos são bem importantes neste surpreendente cenário. O primeiro é a parceria entre o San Quentin Warriors com o famoso time local, o Golden State Warriors, diversas vezes campeão da NBA. São realidades extremamente opostas, mas que se unem de forma comovente. Há apoio com material e treinamento dentro da prisão e uma notável vontade de colaborar com a ressocialização. Por vezes, técnicos e funcionários vão até o local participar de eventos.

O segundo: a excelente série de jogos que ocorrem entre o San Quentin e times voluntários que entram na penitenciária apenas para as disputas na quadra. As cenas dos confrontos são detalhistas e cativantes. A busca do ponto a ponto, o compromisso e trabalho coletivo dos atletas ali retratados são fundamentais para entender a importância do projeto para quem tenta efetivamente se manter são na prisão e voltar a fazer parte da sociedade quando permitido.

Desenvolvido com muita paixão pelo basquete e na confiança do potencial que o esporte tem para estimular mudanças genuínas, Quadra Livre também se destaca pela abordagem sensível diante de temas difíceis, como fé, luta contra o preconceito, violência, injustiça e perdão. É um vasto e rico cardápio. Vale cada minuto.

 

Foto do Fernando Graziani

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?