Logo O POVO+
A invasão das vieiras
Foto de Élcio Nagano
clique para exibir bio do colunista

Engenheiro Mecânico pela Unesp, pós-graduado em Administração de Empresas pela Faap, mestrando em Turismo pela Uece,  aprendeu a cozinhar ainda na infância com familiares japoneses. Durante os anos em que viveu em São Paulo dedicou-se a cursos na área de gastronomia, quando decidiu empreender na área de gastronomia, nos anos 2000, em Fortaleza, tendo comandando sucessos da culinária oriental na cidade. Além das atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Unifanor Wyden, Coordenador Técnico da Pós Graduação em Gastronomia da Unifanor Wyden, consultor gastronômico e tem empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. 

Élcio Nagano gastronomia

A invasão das vieiras

Molusco conquistou o paladar dos brasileiros e ganha espaço nas mesas dos cearenses. Conheça mais!
Scallop (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images Scallop

Nossa cidade foi invadida por vieiras... Não se trata da migração em massa da numerosa família Vieira, de origem portuguesa, que já tem alguns respeitosos membros residindo em Fortaleza. Trata-se do molusco  marinho, que tem a concha em forma de leque e que foi adotada por uma grande multinacional petrolífera. É também a concha sobre a qual está Vênus no imortal quadro "O Nascimento de Vênus" de Sandro Botticelli.

Para nós, amantes da Gastronomia, a maior riqueza desse molusco está no músculo adutor que está dentro da concha. Esse músculo é bem mais desenvolvido do que outros moluscos, pois a vieira é o único molusco bivalve (com concha carbonatada) migratório. E apesar de ser um músculo ativo, as maiores qualidades estão na sua maciez, sua delicadeza e sua forma natural de um pequeno medalhão branco. É, sem dúvidas, uma das grandes iguarias que o mar nos oferece!

Muito apreciadas no mundo, as vieiras são conhecidas como Coquille Saint Jacques na França, Hotate no Japão e Scallop nos países de língua inglesa. São inúmeras as possibilidades de utilização na culinária, mas alguns cuidados são imprescindíveis:

Utilizar produtos frescos de boa procedência. Como este produto vem de longe, o congelado tem que ser de boa qualidade. Gosto das vieiras canadenses que são congeladas à bordo dos navios pesqueiros.

A cocção é muito rápida e basta uma "selada" para que a vieira esteja em seu ponto ideal.

Vieiras de boa procedência podem (e devem) ser consumidas cruas, em pratos como o sashimi e o sushi do Japão, e o Ceviche e o Tiradito do Peru.

Bom apetite!

 

Foto do Élcio Nagano

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?