clique para exibir bio do colunista

Carol Zilles, sommelière, entusiasta e estudiosa de cerveja desde 2013, é fundadora e diretora da Cervejaria Capitosa, fundadora e membro da Confradelas (a maior confraria feminina do Nordeste); professora em cursos de formação profissional e de introdução; produtora de eventos cervejeiros, como o Congresso Mergulho na Cerveja, e divulgadora da cultura cervejeira, que prega o mantra

carol-zilles • NOTÍCIA

Onde acompanhar as melhores lives cervejeiras

Por

Por Carol Zilles

Desde o início das medidas de isolamento implementadas para conter a proliferação do coronavírus, mudou nossa relação com a internet. Basta ter conexão e um celular e dá para ver shows incríveis pelo Instagram, falar com vários amigos ao mesmo tempo por videoconferência, fazer ginástica olhando para um vídeo, aprender uma nova língua ou até aprender a cozinhar. Bater papo com alguém que está do outro lado do mundo é praticamente a mesma coisa que conversar com o vizinho. Tudo está tão longe, e tão perto. E no meio desse mar de bits que estamos navegando como nunca, a verdade é que está difícil escolher entre as tantas oportunidades de aprender sobre cerveja, de ouvir boas histórias sobre a bebida e de se inspirar em gente que tem experiências incríveis de trabalho e de viagens cervejeiras. De graça ou com significativos descontos, são lives, webinars, cursos, vídeos etc. sobre os mais diversos temas (gastronomia, história, viagens, produção...) e para os mais diversos públicos, dos curiosos aos profissionais, dos que querem aprender conceitos aos que querem apenas ouvir boas histórias. Veja abaixo perfis cervejeiros para você seguir e se divertir aprendendo, enquanto a gente aguarda tempos melhores:


SCIENCE OF BEER (@scienceofbeer)

No site www.scienceofbeer.com.br é possível fazer o download gratuito de cursos básicos online, entre eles Escola Cervejeira Belga, e de diversos e-books, como o Guia para harmonizar cervejas e chocolates. No perfil do Instagram você pode acompanhar a programação de lives (abertas) e de webinars (mediante inscrição) com profissionais do mercado de bebidas e da gastronomia, que acontecem sempre às 19h. Hoje, dia 01/05, o tema do webinar é Como montar um menu harmonizado?, com a sommelière Rafa Brunetto e a chef Josie Frank.

INSTITUTO DA CERVEJA BRASIL (@institutodacerveja)

O ICB, de São Paulo, liberou gratuitamente em seu canal do YouTube algumas videoaulas sobre história, matérias-primas, famílias, estilos e escolas do Curso Online de Introdução ao Universo das Cervejas Artesanais. Eles também estão divulgando na conta do Instagram um cupom que dá 50% de desconto para quem quiser fazer o curso completo. As inscrições acontecem pelo site www.institutodacerveja.com.br . Na página de Instagram do Instituto também estão acontecendo lives com figuras famosas do meio cervejeiro e por lá também, na loja, é possível comprar livros, roupas e acessórios temáticos.

ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE (@cervejaemalte)

Pense na economia que é poder fazer um curso da ESCM, uma das mais importantes escolas de ensino superior em bebidas da América Latina, sem precisar ir até Blumenau, Santa Catarina. A campanha Quarentena do Conhecimento está disponibilizando vários cursos de EaD da ESCM com 50% de desconto. A programação e as inscrições promocionais estão em www.sympla.com.br/escm . No perfil do Instagram também acontecem lives cerca de 2 vezes por semana.

SENAC-CE (@senacce)

Como parte da campanha Tudo em Casa Fecomércio, o SENAC-CE está disponibilizando vídeos e lives com dicas bastante objetivas das mais diversas áreas de conhecimento, inclusive de gastronomia e sommelieria. No site tudoemcasa.sesc-ce.com.br, digite “cerveja” no campo de busca e veja as dicas rápidas e certeiras do sommelier do Senac Reference Sérgio Soares. Para acompanhar o Sérgio, que também manja muito de coquetéis, siga o perfil @sergiotsjr.

TAIGA CAZARINE (@taigacazarine)

A jornalista e sommelière é consultora de comunicação estratégica para cervejarias e é atualmente diretora da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal – Abracerva. Com muitas histórias interessantes para contar da sua longa e diversificada experiência com cervejas, ela está realizando lives frequentes em que entrevista convidados de peso do universo cervejeiro. Além disso, ela dedica vários posts a dicas sobre empreendedorismo. Imperdível.

BOB FONSECA (@robertoafonseca)

O jornalista realiza desde 2009 a pesquisa Melhores do Ano na Cerveja, respondida por profissionais e entusiastas das mais variadas esferas do mercado cervejeiro e de todas as regiões do Brasil. A enquete busca entender o que ocorreu de relevante no meio cervejeiro no ano anterior, quais são as tendências e quais os melhores rótulos de cada categoria, de acordo com o que pensam os participantes. Os resultados da pesquisa referente a 2019, que contou com 394 respondentes, começaram recentemente a ser compartilhados no perfil do Instagram do Bob (Stories) e na página www.facebook.com/melhoresdacerveja. Vale a pena conferir!


PRISCILLA COLARES (@pricolares_)

Professora do ICB e referência no meio cervejeiro há anos, a sommelière mineira é famosa por compartilhar com muita naturalidade seu estilo de vida peculiar e suas viagens cervejeiras, por dividir conhecimentos e problematizar o mercado sem medo, sem vergonha e com muita irreverência. Ela também tem um blog: www.pricolares.com.br.

VIAJANTE CERVEJEIRO (@viajantecervejeiro)

Edson Carvalho é um publicitário e sommelier que adotou a alcunha de Viajante Cervejeiro quando resolveu, em 2014, rodar o Brasil de carona para conhecer a cena cervejeira de todos os estados brasileiros. Suas peripécias renderam - além muitas histórias compartilhadas em blog, redes sociais, rádio, TV e palestras - o livro De Carona até o Próximo Bar, lançado em 2018. De lá pra cá, já rolaram outras aventuras, como um rolê de motorhome pelos EUA. Sabe aquele cara que conhece todo mundo e todo mundo admira? É ele! Vale a pena segui-lo e acompanhar suas dicas.


BIA AMORIM (@biasommelier)

Além de ser editora da Farofa Magazine e já ter sido jurada na TV do reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro, como ela mesmo diz: é “sommelière de cervejas, filósofa de boteco on live, escritora de botequim virtual e a tia louca da louça”. Em seu perfil no Instagram, Bia convida para o “Live a Louça Comigo – Vamos passar por essa bucha junto”, uma série de lives que ela está fazendo.

SCIENCE OF BEER

No site www.scienceofbeer.com.br é possível fazer o download gratuito de cursos básicos online, entre eles Escola Cervejeira Belga, e de diversos e-books, como o Guia para harmonizar cervejas e chocolates. No perfil do Instagram você pode acompanhar a programação de lives (abertas) e de webinars (mediante inscrição) com profissionais do mercado de bebidas e da gastronomia, que acontecem sempre às 19h. Hoje, 1/5, o tema do webinar é "Como montar um menu harmonizado?, com a sommelière Rafa Brunetto e a chef Josie Frank.

INSTITUTO DA CERVEJA BRASIL

O ICB, de São Paulo, liberou em seu canal do YouTube algumas videoaulas sobre história, matérias-primas, famílias, estilos e escolas do Curso Online de Introdução ao Universo das Cervejas Artesanais. Eles também estão divulgando na conta do Instagram um cupom que dá 50% de desconto para quem quiser fazer o curso completo. Inscrições no site www.institutodacerveja.com.br. Na página de Instagram do Instituto também estão acontecendo lives do meio cervejeiro e é possível comprar livros, roupas e acessórios temáticos.

ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE

Pense na economia que é poder fazer um curso da ESCM, uma das mais importantes escolas de ensino superior em bebidas da América Latina, sem precisar ir até Blumenau (SC). A campanha Quarentena do Conhecimento está disponibilizando vários cursos de EAD da ESCM com 50% de desconto. Programação e inscrições pelo site www.sympla.com.br/escm. No Instagram também acontecem lives cerca de 2 vezes por semana.

SENAC-CE

O Senac-CE está disponibilizando vídeos e lives com dicas objetivas das mais diversas áreas de conhecimento, inclusive de gastronomia e sommelieria. No site tudoemcasa.sesc-ce.com.br, digite "cerveja" no campo de busca e veja as dicas rápidas e certeiras do sommelier do Senac Reference Sérgio Soares. Para acompanhar o Sérgio, que também manja muito de coquetéis, siga o perfil @sergiotsjr.

TAIGA CAZARINE (@taigacazarine)

A jornalista e sommelière é consultora de comunicação estratégica para cervejarias e é atualmente diretora da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal – Abracerva. Com muitas histórias interessantes para contar da sua longa e diversificada experiência com cervejas, ela está realizando lives frequentes em que entrevista convidados de peso do universo cervejeiro. Além disso, ela dedica vários posts a dicas sobre empreendedorismo. Imperdível.

BOB FONSECA

O jornalista realiza desde 2009 a pesquisa Melhores do Ano na Cerveja, respondida por profissionais e entusiastas das mais variadas esferas do mercado cervejeiro e de todas as regiões do Brasil. A enquete busca entender o que ocorreu de relevante no meio cervejeiro no ano anterior, tendências e quais os melhores rótulos de cada categoria. Os resultados da pesquisa referente a 2019 começaram a ser compartilhados no perfil do Instagram do Bob (Stories) e em facebook/melhoresdacerveja. Vale a pena conferir!

PRISCILLA COLARES

Professora do ICB e referência no meio cervejeiro há anos, a sommelière mineira é famosa por compartilhar com muita naturalidade seu estilo de vida peculiar e suas viagens cervejeiras, por dividir conhecimentos e problematizar o mercado sem medo, sem vergonha e com muita irreverência. Ela também tem um blog: www.pricolares.com.br.

VIAJANTE CERVEJEIRO

Edson Carvalho é um publicitário e sommelier que adotou a alcunha de Viajante Cervejeiro quando resolveu, em 2014, rodar o Brasil de carona para conhecer a cena cervejeira de todos os estados brasileiros. Suas peripécias renderam - além muitas histórias compartilhadas em blog, redes sociais, rádio, TV e palestras - o livro De Carona até o Próximo Bar, lançado em 2018. Vale a pena segui-lo e acompanhar suas dicas.

BIA AMORIM

Além de ser editora da Farofa Magazine e já ter sido jurada na TV do reality Eisenbahn Mestre Cervejeiro, como ela mesmo diz: é "sommelière de cervejas, filósofa de boteco on live, escritora de botequim virtual e a tia louca da louça". Em seu perfil no Instagram, Bia convida para o "Live a Louça Comigo - Vamos passar por essa bucha junto", uma série de lives que ela está fazendo.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais