Logo O POVO+
"Cumpri minha missão no governo Ibaneis Rocha", diz Valdetário Monteiro
Foto de Guálter George
clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, Gualter George é editor-executivo do O POVO desde 2007 e comentarista da rádio O POVO/CBN. No O POVO, já foi editor-executivo de Economia e ombudsman. Também foi diretor de Redação do jornal O Dia (Teresina).

"Cumpri minha missão no governo Ibaneis Rocha", diz Valdetário Monteiro

Ex-presidente da seccional cearense da OAB deixa a Casa Civil do governo do Distrito Federal e volta à advocacia privada, em Brasilia. Será, anda, procurador da Ordem junto ao STJ, STM e TST
Valdetário Monteiro foi presidente da OAB-CE e atuava como chefe da Casa Civil do Distrito Federal (Foto: Pedro França/Senado Federal)
Foto: Pedro França/Senado Federal Valdetário Monteiro foi presidente da OAB-CE e atuava como chefe da Casa Civil do Distrito Federal

O pedido de demissão do cearense Valdetário Andrade Monteiro pegou de surpresa o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inclusive porque lhe foi apresentado em meio à crise da pandemia e, no caso da capital federal, ao acirramento das tensões políticas e institucionais dos últimos meses.

Um quadro determinado, em grande medida, pelo comportamento de grupos simpáticos ao presidente Jair Bolsonaro, que têm saído às ruas quase todo final de semana para manifestações de apoio a ele e de críticas às rígidas medidas de isolamento social determinadas pelo governador Ibaneis, um advogado de grande sucesso em Brasília, de família piauiense e de fortes ligações com o Ceará, sendo, inclusive, dono de casa em Fortaleza.

Valdetário garante que não há qualquer estremecimento nas relações entre ele e o governador, situação que considera atestada pelo fato de voltar à iniciativa privada e à advocacia tornando-se sócio do próprio Ibaneis no movimentado escritório que mantém na capital federal.

O ex-presidente da seccional cearense da OAB considera ter cumprido sua missão no governo de Brasília e assegura que a experiência de um ano lhe será de grande valia a partir de agora, como aprendizado.

A coluna teve uma conversa rápida com Valdetário Andrade. Confira a íntegra:

O POVO - Por que o senhor decidiu deixar a Casa Civil do governo do Distrito Federal?
Valdetário Monteiro - Estava há muito tempo fora da advocacia e creio já ter cumprido minha missão no governo Ibaneis Rocha.

O POVO - Gostou da experiência como articulador político do governador Ibaneis Rocha?
Valdetário Monteiro - Experiência impar de excelente aprendizado. Espetacular oportunidade, pela qual agradeço ao governador Ibaneis Rocha.

O POVO - E agora, quais os planos?
Valdetário Monteiro - Advogarei em Brasília como sócio do Escritório de Advocacia Ibaneis Rocha, mantendo em pleno funcionamento o nosso escritório no Ceará, Andrade & Goiana. Recebi o convite do presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, para ocupar o cargo de Procurador Nacional da OAB para o STJ, TST e STM, encargo que aceitei e exercerei com imensa alegria por servir mais uma vez a minha Classe, à qual devo todas as posições até agora ocupadas.

Foto do Guálter George

A política do Ceará e do Brasil como ela é. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?