Logo O POVO+
O gênero da escolha ou a escolha pelo gênero?
Reportagem

O gênero da escolha ou a escolha pelo gênero?

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 07.09.2020: Capitão Wagner / Kamila Cardoso. Convenção do Partido PROS, para campanha do Capitão Wagner, na quadra do Colegio Farias Brito. em época de COVID-19.  (Foto: Aurelio Alves/ O POVO). (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 07.09.2020: Capitão Wagner / Kamila Cardoso. Convenção do Partido PROS, para campanha do Capitão Wagner, na quadra do Colegio Farias Brito. em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/ O POVO).

Numa campanha que tem sido marcada pelo atraso nas grandes decisões partidárias e eleitorais, o que a pandemia consegue explicar apenas em parte, o dia de hoje está sendo importante no sentido de aclarar algumas coisas.

A mais fundamental delas, sem dúvida, é a oficialização da chapa completa, fortíssima, que será comandada pelo deputado federal Capitão Wagner, do Pros, na disputa pela prefeitura de Fortaleza.

O nome da advogada Kamila Cardoso, filiada ao Podemos e apadrinhada pelo senador Eduardo Girão, ainda precisará ser melhor analisado em relação ao que pode agregar de fato à campanha, não à gestão.

Nesta perspectiva, de quem passaria a ser a segunda na linha sucessória de Fortaleza a partir de janeiro de 2021, por enquanto, nos resta dar crédito aos elogios do próprio Wagner às várias capacidades que ela teria para justificar-se como indicada.

Do ponto de vista político é que fica claro que o candidato do Pros, agora escolhido em convenção, realmente tinha reservado a vaga de vice para uma mulher.

Movimento que procura sinalizar para um eleitorado que representa a maioria de quem vai ao voto no Ceará (e em Fortaleza) no próximo dia 15 de novembro, ao mesmo tempo em que, sim, arrisca parecer um gesto meramente compensatório, mais ditado por pesquisas e estratégias eleitorais do que por convicções reais acerca da pertinência da escolha feita.

Dúvidas que a campanha ajudará a dissipar e, esperemos, é bastante provável que o mesmo caminho se repita em outros partidos e composições, diante da alarmante subrepresentatividade feminina na disputa majoritária fortalezense.

O tempo vai dizer se Kamila Cardoso está escolhida pelo Capitão Wagner em razão das várias qualidades que ele próprio ressaltou que ela tem, somadas ao fato decisivo de ser mulher, ou se a ordem correta das coisas é a inversa.

O que, neste caso, ao meu ver, representaria uma alteração importante no produto final que pode sair da aliança entre os dois.

 

O que você achou desse conteúdo?