Logo O POVO+
A força da oposição, entre vitórias e derrotas de governistas
Foto de Guálter George
clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, Gualter George é editor-executivo do O POVO desde 2007 e comentarista da rádio O POVO/CBN. No O POVO, já foi editor-executivo de Economia e ombudsman. Também foi diretor de Redação do jornal O Dia (Teresina).

A força da oposição, entre vitórias e derrotas de governistas

Sarto e o vice eleito, Élcio Batista, comemoram vitória  (Foto: Ana Rute Ramires)
Foto: Ana Rute Ramires Sarto e o vice eleito, Élcio Batista, comemoram vitória

Os resultados do segundo turno mostram, no frigir dos ovos, uma oposição bastante viva no Ceará.

E, põem abaixo a ideia de que a simples presença do governador Camilo Santana numa campanha teria o condão de levar uma candidatura ao sucesso, tanto pela derrota objetiva de Naumi Amorim (PSD), em Caucaia, como em relação à apertadíssima vitória de José Sarto (PDT), em Fortaleza.

A ostensiva presença de Camilo pedindo o voto em ambos não fez a diferença que se imaginava.

O caso de Caucaia merecerá uma análise até menos aguda, porque ali se registrou um fato de última hora que pode ter influenciado na decisão do eleitor.

A operação policial do sábado à tarde que deteve gente da equipe e até da família de Naumi Amorim com dinheiro aparentemente destinado a "operações eleitorais", no sentido do termo em que as aspas cabem, pode ter decidido a parada.

Contra o prefeito que tentava reeleição e, de repente, viu cair sobre si um episódio negativo que simplesmente não teve como explicar.

Em Fortaleza há um quadro mais complexo a considerar. A campanha de Sarto não teve um erro de condução que justificasse a performance aquém da esperada, mesmo que o importante, de verdade, fosse vencer.

Na aparência, tudo afigurou-se bem conduzido, feito com doses de estratégia que pareciam aplicadas na medida certa e que levaram à criação de uma atmosfera totalmente favorável em torno da candidatura, que, no final das contas, mesmo assim precisou brigar até quase a última urna para comemorar a vitória.

O outro aspecto importante é que, parece, deu-se um peso demasiado ao que representaria dispor do apoio de Camilo Santana.

A ideia de que tê-lo na campanha definiria com facilidade uma disputa, em favor de quem viesse a abraçar, acabou contrariada pela realidade de números finais bastante apertados.

Livre das amarras legais da etapa anterior, filiado ao PT que é, o governador participou ativamente do segundo turno da campanha de Sarto, sem que isso tenha garantido a folga esperada à vitória.

O que tem-se, no fim das contas, é mais uma lição do eleitor para os partidos e candidatos.

O que parece é que se imaginou suficiente fazer os acordos de gabinetes, os acertos por cima, mas o aperto de Fortaleza demonstra que excluir o fator povo, o que significou apostar agora numa "não campanha", sempre representará a opção por um caminho perigoso.

Menos mal para eles que, susto à parte, José Sarto está eleito.

Foto do Guálter George

A política do Ceará e do Brasil como ela é. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?