Logo O POVO+
Resumo da ópera política: Michelle, até agora, está humilhando Ciro
Comentar
Foto de Guálter George
clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, Gualter George é editor-executivo do O POVO desde 2007 e comentarista da rádio O POVO/CBN. No O POVO, já foi editor-executivo de Economia e ombudsman. Também foi diretor de Redação do jornal O Dia (Teresina).

Resumo da ópera política: Michelle, até agora, está humilhando Ciro

É difícil explicar as razões de os ataques de Michele Bolsonaro seguirem completamente ignorados por Ciro Gomes considerando que uma de suas marcas principais é não ignorar situações assim ao longo da trajetória
Comentar
Michele Bolsonaro (Foto: Divulgação / Twitter Damares Alves )
Foto: Divulgação / Twitter Damares Alves Michele Bolsonaro

Vivi para ver alguém demonstrar capacidade de silenciar Ciro Gomes, aquele político conhecido ao longo de sua trajetória por não deixar ataque sem defesa, pergunta sem resposta. Desde domingo, e hoje já estamos na quarta-feira, circulam as fortes críticas feitas contra ele pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, abrindo uma crise que já teve como efeito objetivo o desmonte de uma aliança que colocava o PL no bloco de apoio a Ciro para uma provável candidatura dele ao governo do Ceará.

Onde está aquela corajosa figura política sem papas na língua, que dispara para todo lado, nos termos mais duros que conseguir encontrar, sempre que cutucado por alguém? É difícil explicar as razões de os ataques de Michele e a forma como ela decidiu desferi-los seguirem completamente ignorados, até agora, por quem não costuma desdenhar situações assim ao longo da caminhada.

O fato de estar em viagem ao exterior, ao que consta visitando um filho nos Estados Unidos, anda longe de justificar a postura diferente de Ciro no caso, considerado, insista-se, o seu estilo pessoal impetuoso. Experiente e calejado, claro que ele sabia que a aproximação com os bolsonaristas geraria constrangimentos porque suas críticas ao líder do grupo sempre foram públicas e abertas, não era conversa de bastidores que agora está vindo à tona.

Haveria problemas a serem administrados ao longo da caminhada e seria ingenuidade, atributo negativo (no caso) que certamente não lhe diz respeito, imaginar o contrário. A forma como a coisa está acontecendo, porém, vai muito além disso, especialmente a partir de quando Michelle Bolsonaro veio a Fortaleza e tocou na ferida.

Ciro Gomes, com todo seu histórico e a pompa que carrega de grande orador, debatedor quase que sem oponente no cenário político nacional etc, está sendo submetido a uma espécie de humilhação onde, por exemplo, o encerramento das conversas em torno de aliança de conveniência sob costura no Ceará para 2026 é anunciada publicamente sem qualquer preocupação de comunicação prévia, por uma deferência que os interlocutores fariam por merecer diante dos sinais anteriores de que o diálogo fluia bem. À parte as diferenças do passado.

Resumo da história: Michelle Bolsonaro está submetendo Ciro Gomes a uma humilhação pública que, até então, ninguém houvera conseguido fazê-lo. Talvez isso mude quando o político cearense decidir reagir, caso o faça, mas o que tem acontecido nestes dias que se seguem à passagem por aqui da ex-primeira dama impõe ao ex-governador, ex-ministro, ex-prefeito de Fortaleza, ex-deputado federal e estadual, uma derrota política inédita e surpreendente.

Foto do Guálter George

A política do Ceará e do Brasil como ela é. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?