Logo O POVO+
A democracia ameaçada no país do ameaçado Felipe Neto
Foto de Guálter George
clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, Gualter George é editor-executivo do O POVO desde 2007 e comentarista da rádio O POVO/CBN. No O POVO, já foi editor-executivo de Economia e ombudsman. Também foi diretor de Redação do jornal O Dia (Teresina).

A democracia ameaçada no país do ameaçado Felipe Neto

Youtuber não brinca com a segurança, manda a mãe para o exterior e está evitando aparecer em público. Triste retrato do momento grave que o Brasil experimenta
O youtuber Felipe Neto afirma estar sofrendo ameaças (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO O youtuber Felipe Neto afirma estar sofrendo ameaças

O youtuber Felipe Neto confirma que está sofrendo "todo tipo de ameaça", já mandou a mãe viver fora do País e decidiu aparecer em público apenas na situação em que isso for necessário. Por isso, cancelou sua participação como palestrante no evento Educação 360, que aconteceria amanhã no Rio de Janeiro. O pior do que estamos vivendo é que há dúvidas sobre a conveniência de recorrer ao Estado, considerando que estão no governo alguns dos que mais alimentam o atual clima de ódio e intolerância que domina e assusta o País.

Felipe Neto, um fenômeno da Internet, seguido e admirado por milhões, a maioria esmagadora de jovens, cometeu a ousadia recente de se insurgir contra a atitude do prefeito Marcelo Crivella, que mandou fiscais do município recolherem todos os exemplares do romance gráfico "Vingadores, a cruzada das crianças" durante a Feira do Livro do Rio de Janeiro. Mais do que somente rápido, o youtuber foi inteligente ao adquirir a obra ameaçada pelo ato de censura e distribui-la gratuitamente, antecipando-se ao cumprimento de uma estranha decisão de um desembargador (posteriormente derrubada pelo presidente do STF, Dias Toffoli) que acolhia pedido do evangélico gestor carioca.

É um sinal forte do retrocesso político que o Brasil vivencia perceber-se que a reação de quem apoia a postura do prefeito do Rio no polêmico caso dá-se através de ameaças que assustam ao ponto de determinar medidas extremas como as que foram adotadas por Felipe Neto. O governo, estivéssemos em tempos normais, teria obrigação de garantir a ele segurança para que continue defendendo aquilo em que acredita, mas acontece que o cenário é de excepcionalidade. E, além disso, é flagrante a fragilidade das instituições.

O que torna a situação ainda mais incompreensível é a constatação de que a bandeira que move Felipe Neto na polêmica é, simplesmente, o exercício da liberdade de maneira plena pelo cidadão. Quando ela começa a incomodar no ponto em que gera reações tais nos vemos diante da constatação definitiva de que o momento da nossa democracia é dramático, com suas loucuras e radicalidades. Infelizmente, mais uma vez ficaremos à espera de vozes oficiais que ajudem a tranquilizar o ambiente e elas permanecerão como têm estado desde que a nova era politica instalou-se no Brasil. Silentes.

Foto do Guálter George

A política do Ceará e do Brasil como ela é. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?