Logo O POVO+
Cabeto acerta grupo de trabalho com prefeitos para discutir consórcios de saúde
Foto de Guálter George
clique para exibir bio do colunista

Colunista de política, Gualter George é editor-executivo do O POVO desde 2007 e comentarista da rádio O POVO/CBN. No O POVO, já foi editor-executivo de Economia e ombudsman. Também foi diretor de Redação do jornal O Dia (Teresina).

Cabeto acerta grupo de trabalho com prefeitos para discutir consórcios de saúde

Doutor Cabeto e prefeitos durante a discussão sobre consórcios de saúde (Foto: SESA/DIVULGAÇÃO)
Foto: SESA/DIVULGAÇÃO Doutor Cabeto e prefeitos durante a discussão sobre consórcios de saúde

Obstinado, o secretário estadual de Saúde, Doutor Cabeto, segue firme no seu esforço de convencer prefeitos e políticos em geral da necessidade de mudanças profundas no projeto dos consórcios de saúde do Ceará. Hoje, em seu gabinete de Fortaleza, ele discutiu o assunto, ao lado de assessores, com os prefeitos de Baturité, Marco, São Gonçalo do Amarante e Cedro, este último, inclusive (Nilson Diniz), presidente da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece).

No discurso aos prefeitos, Cabeto reforçou sua convicção de que sua proposta de implantação de uma nova plataforma de modernização da saúde pública cearense, passa, necessariamente, "por uma nova visão dos consórcios". Através disso, garantiu ele aos prefeitos, haverá fortalecimento das regiões, "por exemplo, com a ampliação dos leitos de UTI em cada hospital polo".

Nilson Diniz, que tem verbalizado o incômodo dos prefeitos cearenses com as mudanças, especialmente nos aspectos em que tiraria parte da autonomia dos municípios na gestão dos consórcios, assumiu uma postura mais conciliadora durante a reunião. Segundo ele, há um objetivo comum a todos os envolvidos na discussão, que é "melhorar o atendimento à saúde nos consórcios do Ceará". A partir disso, alega, a Aprece busca um entendimento das ações.

Ficou acertado no encontro que um grupo de trabalho será formado para discutir a reformulação dos consórcios de saúde. Gestores da Secretaria de Saúde, prefeitos, pelo menos um secretário-executivo dos consórcios, um diretor de Policlínica Regional e um dos Centros de Especialidades Odontológicas integrarão o núcleo que se debruçará sobre o quadro nos próximos dias, dentro do que a reunião de hoje decidiu.

Prefeito de Baturité, e presidente de Consórcio Regional, Assis Arruda manifestou-se satisfeito à saída do encontro com Doutor Cabeto. "Vou passar para os prefeitos esse sentimento, de que a reunião foi proveitosa. Estou certo de que haverá muitos avanços". Cláudio Pinho (São Gonçalo do Amarante) e Roger Aguiar (Marco) foram os outros prefeitos presentes.

Foto do Guálter George

A política do Ceará e do Brasil como ela é. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?