Logo O POVO+
Como transformar a mente negativa
Foto de Guilherme Ashara
clique para exibir bio do colunista

Psicoterapeuta sistêmico com especialização em Psicologia Transpessoal e Psicoterapia Somática Integrada. Viveu na Índia onde se aprofundou em diversas abordagens terapêuticas e de meditação. Fez cursos e supervisão em Constelação Familiar com Bert e Sophie Hellinger e foi o introdutor da Constelação no Ceará; Ashara atende individualmente e ministra cursos de formação em Constelação em diversas cidades do Brasil. Veja mais: www.ashara.com.br

Guilherme Ashara comportamento

Como transformar a mente negativa

O seu corpo e o seu coração percebem bem mais profundamente do que a sua mente. Quando você reconhece a sua verdade e a corporífica, essa verdade permanece com você. Ela se transforma de um processo inconsciente em uma verdade consciente.
É possível substituir pensamentos ruins por outros em sintonia com seu
Foto: Christian Walker/Unsplash É possível substituir pensamentos ruins por outros em sintonia com seu "sábio interior"

Todos nós temos uma mente negativa. De onde vem essa mente, essas crenças negativas que tanto nos sufocam e nos aprisionam? Será que podemos mudar esses pensamentos condicionados e limitantes que trazemos do nosso passado?

No final de semana anterior fiz um Workshop chamado "A dança entre o medo e o terror" com Ditte Marcher, cocriadora da Terapia Bodynamic. E fazendo uma vivência com ela sobre uma situação traumática que vivi na infância, ela me diz: “Essa vergonha que você carrega é uma boa vergonha”. E depois explicou: “você presenciou seu irmão sendo espancado pelo seu pai e, com 5 anos de idade, não pode fazer nada para impedi-lo. Daí a vergonha.”

No momento da vivência me veio um grande alívio, porque eu tenho carregado essa vergonha a minha vida inteira e não tinha consciência da origem dela. Depois compreendi que meu impulso naquele momento era dizer ao meu pai que não batesse no meu irmão. Na verdade, quem inocentemente colocou o dedo na corrente da bicicleta fui eu mesmo. Ele só estava se divertindo comigo. Porém esse impulso foi reprimido e ele ainda estava dentro de mim. Até que naquele momento da vivência, eu pude completá-lo.

Nos meus 5 anos nasceu um pensamento de incapacidade: “eu não sou capaz de lutar ou defender aquilo que acredito” ou “eu tenho medo de autoridade”. Eu sempre me senti preso a um certo sentimento de incapacidade e isso tem limitado muito a minha vida.

No momento que enfrento alguém que é maior e tem mais poder, como meu pai, me sinto, muitas vezes, congelado. Como já venho trabalhando esse congelamento há anos, tenho recursos que me ajudam e esse sentimento não me paralisa totalmente. Posso reagir e responder com uma certa habilidade.

Um dos recursos que aprendi nos meus processos terapêuticos é que temos dois canais internos: o primeiro é o canal mental que capta essas impressões provenientes dos nossos traumas e as transforma em uma crença limitante. E o pior, nós acreditamos piamente nela.

O segundo canal é o que podemos chamar de "a voz do coração" ou "voz interior". Uma forma divertida que aprendi de sintonizar esse canal foi imaginar que não tenho cabeça e falar sintonizado totalmente com o coração. Gosto de chamar também essa voz de ‘voz do meu sábio interior’.

Quando ouvimos “eu não sou capaz de lutar ou defender aquilo que acredito”, podemos ver que essa voz vem de um crítico interno. É a voz da vergonha. Se "desparafuso" a minha cabeça e a coloco de lado, posso ouvir meu sábio interior dizendo “essa experiência o ajudou a perceber que na vida você passaria por duras provas; e que isso também o levou a procurar uma cura para essa ferida nos mais diversos campos do conhecimento humano. Então, ela fez seu papel de ajudá-lo a se transformar e ser quem você é hoje”.
No seu livro "Learning Love" Krishnananda e Amana colocam: “Nossa sabedoria interna enxerga a imagem grande, ampliada e olha para cada situação na perspectiva de uma compaixão compreensiva. Ela sabe que nossa vida é uma jornada de conscientização, de cura das nossas feridas […]”.

Minha sugestão aqui é: escreva os pensamentos ou julgamentos negativos que você ou outras pessoas têm sobre você. Talvez você pense: “Eu não sou bom/ boa o suficiente”. “Eu não sou capaz de sair dessa situação”. Não confio em ninguém, todos querem se aproveitar de mim”. “Eu deveria ter feito mais para que aquela pessoa me amasse”.

Escreva o seu próprio pensamento negativo e como numa meditação, sente silenciosamente e imagine que você retira a sua cabeça e a coloca na mesa por um momento. Dê um tempo até começar a ouvir o seu coração, o seu guia interior, o seu sábio. Quando tiver ouvido o suficiente escreva o que ele falou.
Pare por um momento, de olhos fechados, e veja qual é a sua sensação corporal. Talvez você se sinta mais calmo(a). Talvez você sinta seu coração mais leve e espaçoso. Talvez você sinta seus ombros mais leves, como se uma carga tivesse saído deles.

Apenas perceba e confie na sua sensação corporal. O seu corpo e o seu coração percebem bem mais profundamente do que a sua mente. Quando você reconhece a sua verdade e a corporífica, essa verdade permanece com você. Ela se transforma de um processo inconsciente em uma verdade consciente.
Faça isso com cada uma das suas crenças negativas e você verá a sua vida se transformando numa grande oportunidade de crescimento, de ampliação de consciência. Aos poucos você verá a vida como uma amiga, uma parceira que quer o melhor para você. E você se sentirá afortunado por estar desfrutando das alegrias e desafios dessa vida que nos fazem crescer a cada dia.

Namastê!

 

Foto do Guilherme Ashara

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?