Logo O POVO+
Alece reabrirá galerias ao público
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Alece reabrirá galerias ao público

O espaço voltará até setembro após anos fechado
Tipo Opinião
GALERIAS da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) voltarão a serem abertas (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA GALERIAS da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) voltarão a serem abertas

Fechadas desde a pandemia de Covid-19, as galerias do Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) voltarão a serem abertas ao público. A decisão do presidente da Casa, Romeu Aldigueri (PSB) está tomada. Espera-se que até setembro já receba a população.

A equipe do parlamento aguarda a implantação dos equipamentos de segurança digital como detector de metal, biometria e aparelhos para dar acesso seguro e de controle de entradas e saídas.

Volta animada

Falando em Alece, a primeira semana após o retorno dos trabalhos foi "on fire". Os deputados aprovaram um pacote de medidas econômicas do Governo para amenizar impactos do tarifaço dos Estados Unidos e projeto do Executivo que disponibiliza bíblias e livros sagrados de outras religiões nas escolas públicas

"Quarta da maldade"

Expressão "quarta da maldade" para se referir ao dia de atividades mais intensas, é válida para a primeira-quarta-feira com o formato 100% presencial na Alece. Os deputados precisam ficar mais atentos às presenças.

Foi a oposição que garantiu a votação do pacote econônimico enviado por Elmano. Ainda sem o número de deputados necessários, ela pediiu verificação de quórum e, na iminência de a sessão ser encerrada, os demais apareceram.

Secretários de Evandro na CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) passará a receber a partir da próxima terça-feira, 12, secretários do prefeito Evandro Leitão (PT) para bate-papo com os vereadores, tanto da base como da oposição, ouvindo demandas.

A primeira convidada é Riane Azevedo, secretária da Saúde de Fortaleza. Saúde é a principal área de reclamações da população levadas aos vereadores, que em sua parte criticavam a falta de diálogo com a antiga secretária, Socorro Martins.

Bate-papo com a liderança

A iniciativa do bate-papo dos secretários da Prefeitura com os vereadores partiu do líder de Evandro na CMFor, o vereador Bruno Mesquita (PSD). Os encontros ficarão sendo às terça-feiras.

Agora vai?

A ida dos secretários à Câmara será oportunidade para os vereadores não precisarem bater de porta em porta para apresentar demandas. Alguns parlamentares, principalmente — mas não exclusivamente — da oposição, reclamam da falta de atenção.

Pinga-fogo

  • A CMFor lançou parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para MBA e cursos disponível a vereadores e servidores.
  • A Alece realiza na segunda-feira, 11, a entrega da primeira Medalha Paulo Bonavides a Maria Elizabeth Rocha, Martonio Mont'Alverne, Paulo Gonet e Teodoro Silva Santos.
Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?