Logo O POVO+
Eduardo Bismarck confirma ida ao Podemos e prevê dois federais pela sigla
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Eduardo Bismarck confirma ida ao Podemos e prevê dois federais pela sigla

PDT ainda tentará manter algum deputado federal eleito em 2022 pelo partido
Tipo Notícia
EDUARDO Bismarck (PDT), deputado federal licenciado, vai se filiar ao Podemos (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS EDUARDO Bismarck (PDT), deputado federal licenciado, vai se filiar ao Podemos

Eduardo Bismarck, deputado federal licenciado para comandar a Secretaria do Turismo do Ceará, trocará o PDT pelo Podemos em 2026. O parlamentar confirmou à coluna o que já era tendência.

"Irei para o Podemos. É o caminho natural, e na construção política com nossos líderes Cid Gomes, Camilo Santana e Elmano de Freitas", afirmou.

Sobre as pretensões do partido para as eleições no ano que vem, Eduardo disse que está sendo montada uma chapa visando eleger dois deputados federais.

Atualmente, o partido tem Enfermeira Ana Paula como deputada federal. Ela é suplente e assumiu o mandato com a licença de Bismarck para ser secretário do governo Elmano. Ela também deixou o PDT, passou por PSB e agora está na agremiação.

O Podemos é presidido no Estado pelo pai de Eduardo, o ex-prefeito de Aracati, Bismarck Maia. A sigla chegou a quase selar uma federação com o PSDB, mas as tratativas nacionais não foram concluídas.

Além de Eduardo, outros deputados federais eleitos pelo PDT em 2022 devem deixar o partido. Robério Monteiro está praticamente acertado com o PSB, enquanto Idilvan Alencar e Mauro Filho ainda são alvos de convencimento por André Figueiredo, também deputado e presidente estadual da sigla pedetista, que busca manter os parlamentares.

Internamente, o PDT espera até meados de outubro, quando também realizará convenções partidárias, uma resposta definitiva sobre a permanência ou não de Idilvan e Mauro.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?