Logo O POVO+
Câmara aprova projeto que proíbe descontos automáticos do INSS
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Câmara aprova projeto que proíbe descontos automáticos do INSS

O texto foi relatado pelo deputado federal cearense Danilo Forte (União) que visa prevenir abusos no crédito consignado e ressarcimento das vítimas
Deputado Danilo Forte (União-CE) (Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados)
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Deputado Danilo Forte (União-CE)

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 3, o projeto de lei que proíbe descontos associativos automáticos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto é de relatoria do deputado federal cearense Danilo Forte (União).

O parlamentar incluiu no projeto um dispositivo que previne abusos no crédito consignado e garante ressarcimento das vítimas da fraudes no INSS de mais de R$ 6 bilhões entre 2019 e 2025. 

"Não poderíamos dar margem à perpetuação de um esquema que vitima os mais vulneráveis. Aquele que quiser contribuir com alguma associação poderá fazê-lo, por boleto ou carnê, de forma livre e espontânea", explicou Danilo Forte.

Pela proposta, caberá ao Conselho Monetário Nacional (CMN) determinar as taxas mínimas de juros do crédito consignado. Além disso, o relatório estabelece a busca ativa do INSS para os que sofreram com descontos indevidos e o sequestro de bens para garantir pagamento às vitimas da fraude.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?