Logo O POVO+
Senadores americanos apresentam projeto para tirar tarifaço dos EUA contra o Brasil
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Senadores americanos apresentam projeto para tirar tarifaço dos EUA contra o Brasil

Parlamentes democratas, republicanos e até independente se unem contra medidas de Donald Trump
Tipo Notícia
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América (Foto: Andrew Harnik/AFP)
Foto: Andrew Harnik/AFP Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América

Cinco senadores americanos, incluindo democratas, republicanos e independente, apresentaram uma proposta de lei para retirar as tarifas do presidente Donald Trump (Republicano), dos Estados Unidos da América, em 50% nos produtos brasileiros.

Chuck Schumer (democrata por Nova York), líder da minoria no Senado, afirmou que Trump usou o processo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para abusar do seu poder presidencial.

"Os americanos não merecem que Trump faça política com seu sustento e seus bolsos. Já passou da hora de os republicanos do Congresso acabarem com essa loucura e se juntarem aos democratas na resistência ao imposto tarifário de Trump", disse.

Já o senador republicano, de Kentucky, do partido de Trump, Rand Paul, criticou o julgamento contra Bolsonaro, afirmando ser "perseguição do governo brasileiro", mas que isso não inflige em ataque a constituição do Estado Americano e que tais decisões cabem ao Congresso e não o presidente.

“Estou alarmado com a perseguição do governo brasileiro a um ex-presidente e a repressão autoritária à liberdade de expressão, mas isso não afeta os limites constitucionais do nosso próprio Executivo. O presidente dos EUA não tem autoridade, sob o IEEPA (Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional), para impor tarifas unilateralmente. A política comercial pertence ao Congresso, não à Casa Branca", disse.

A iniciativa é liderada pelos senadores Tim Kaine (democrata por Virginia), Rand Paul (republicano por Kentucky), o líder da minoria no Senado Chuck Schumer (democrata por NY), a senadora Jeanne Shaheen (democrata por New Hampshire) e Ron Wyden (democrata por Oregon). Também apoiam o projeto os senadores Peter Welch (D-VT) e Angus King (I-ME).

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?