Evandro envia à Câmara projeto para Política de Mudança Climática
clique para exibir bio do colunista
Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte
Evandro envia à Câmara projeto para Política de Mudança Climática
O texto estabelece objetivos, diretrizes, metas e recursos para financiamento climático, incluindo aqueles voltados à gestão integrada dos riscos e associados a eventos climáticos extremos
Foto: AURÉLIO ALVES
Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), enviou nesta terça-feira, 23, um projeto de lei que Institui a Política Municipal de Mudança do Clima de Fortaleza (PMMC), em regime de urgência para a Câmara Municipal.
O texto estabelece objetivos, diretrizes, metas e recursos para financiamento climático, incluindo aqueles voltados à gestão integrada dos riscos e associados a eventos climáticos extremos.
Dentre os objetivos da política, estão o de zerar a emissão de gás carbônico até 2050, ampliar a capacidade adaptativa do território municipal aos impactos presentes e futuros das mudanças climáticas, com foco na proteção da população, da infraestrutura crítica, dos ecossistemas natus (ARVC).
O projeto da Prefeitura de Fortaleza também estabelece uma diretriz de priorização de territórios e grupos em situação de vulnerabilidade, adotando medidas específicas para proteção e adaptação de áreas costeiras e comunidades vulnerabilizadas, visando assegurar benefícios das ações climáticas propriamente aos grupos sociais mais afetados.
Há também um artigo sobre uma diretriz de priorização de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e de infraestrutura verde e azul para a proteção, recuperação e ampliação dos sumidouros naturais de carbono, ou seja, áreas verdes, florestas urbanas, zonas unidas, manguezais e mananciais, mediante ações de conservação, restauração ecológica e uso sustentável do solo.
De acordo com o projeto enviado por Evandro, o texto foi aprovado pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
"Por entender que ele atende aos dispositivos já estabelecidos na legislação ambiental municipal e fortalece a resposta local aos desafios globais da mudança do clima", diz.
Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.