Logo O POVO+
Evandro envia à Câmara projeto para Política de Mudança Climática
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Evandro envia à Câmara projeto para Política de Mudança Climática

O texto estabelece objetivos, diretrizes, metas e recursos para financiamento climático, incluindo aqueles voltados à gestão integrada dos riscos e associados a eventos climáticos extremos
Tipo Notícia
Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Evandro Leitão, prefeito de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), enviou nesta terça-feira, 23, um projeto de lei que Institui a Política Municipal de Mudança do Clima de Fortaleza (PMMC), em regime de urgência para a Câmara Municipal.

O texto estabelece objetivos, diretrizes, metas e recursos para financiamento climático, incluindo aqueles voltados à gestão integrada dos riscos e associados a eventos climáticos extremos.

Dentre os objetivos da política, estão o de zerar a emissão de gás carbônico até 2050, ampliar a capacidade adaptativa do território municipal aos impactos presentes e futuros das mudanças climáticas, com foco na proteção da população, da infraestrutura crítica, dos ecossistemas natus (ARVC).

O projeto da Prefeitura de Fortaleza também estabelece uma diretriz de priorização de territórios e grupos em situação de vulnerabilidade, adotando medidas específicas para proteção e adaptação de áreas costeiras e comunidades vulnerabilizadas, visando assegurar benefícios das ações climáticas propriamente aos grupos sociais mais afetados.

Há também um artigo sobre uma diretriz de priorização de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) e de infraestrutura verde e azul para a proteção, recuperação e ampliação dos sumidouros naturais de carbono, ou seja, áreas verdes, florestas urbanas, zonas unidas, manguezais e mananciais, mediante ações de conservação, restauração ecológica e uso sustentável do solo.

De acordo com o projeto enviado por Evandro, o texto foi aprovado pela Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

"Por entender que ele atende aos dispositivos já estabelecidos na legislação ambiental municipal e fortalece a resposta local aos desafios globais da mudança do clima", diz.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?