Logo O POVO+
Barco de Luizianne rumo a Gaza é interceptado por Israel
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Barco de Luizianne rumo a Gaza é interceptado por Israel

Embarcação levava ajuda humanitária a Gaza
Tipo Notícia
Luizianne Lins está na embarcação Flotilha Global Sumud, rumo à Gaza (Foto: Reprodução/ Instagram; O POVO News)
Foto: Reprodução/ Instagram; O POVO News Luizianne Lins está na embarcação Flotilha Global Sumud, rumo à Gaza

O barco Grande Blu, que levava ajuda humanitária a Gaza, onde está a deputada federal cearense Luizianne Lins (PT) foi interceptado por Israel na noite desta quarta-feira, 1º.

A informação foi confirmada à coluna pela assessoria da delegação brasileira da Global Sumud Flotilla.

A flotilha estava a 70 milhas náuticas no momento em que começaram as interceptações por parte de Israel, por volta de 20h30min, horário de Gaza.

Além da frota onde estava a deputada petista, outras embarcações também foram interceptadas. Dentre elas, a que levava a ativista Greta Thunberg e outros brasileiros.

Questionados pela coluna sobre o estado dos tripulantes, a assessoria da Global Sumud Flotilla disse não ter informações, pois estão todos incomunicáveis, mas há uma equipe jurídica, vinculada à ONG Adalah, na Palestina, a postos para atendê-los.

Eles afirmam ainda que, antes da abordagem, as embarcações navais israelenses danificaram propositalmente os sistemas de comunicação para bloquear sinais de emergência e interromper transmissão ao vivo.

"Além dos barcos já confirmados como interceptados, a transmissão e a comunicação foram perdidas com várias outras embarcações", disse a Global em nota.

"Este é um ataque ilegal contra ativistas humanitários desarmados em águas internacionais. Conclamamos governos, líderes mundiais e instituições internacionais a exigirem a segurança e a libertação de todos a bordo, e a seguirem monitorando a situação de perto", declaram.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?