Logo O POVO+
Barco de Luizianne rumo a Gaza é interceptado por Israel
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Barco de Luizianne rumo a Gaza é interceptado por Israel

Embarcação levava ajuda humanitária a Gaza
Tipo Notícia
Comentar
Luizianne Lins estava na embarcação Flotilha Global Sumud, rumo à Gaza (Foto: Reprodução/ Instagram; O POVO News)
Foto: Reprodução/ Instagram; O POVO News Luizianne Lins estava na embarcação Flotilha Global Sumud, rumo à Gaza

O barco Grande Blu, que levava ajuda humanitária a Gaza, onde está a deputada federal cearense Luizianne Lins (PT) foi interceptado por Israel na noite desta quarta-feira, 1º.

A informação foi confirmada à coluna pela assessoria da delegação brasileira da Global Sumud Flotilla.

A flotilha estava a 70 milhas náuticas no momento em que começaram as interceptações por parte de Israel, por volta de 20h30min, horário de Gaza.

Além da frota onde estava a deputada petista, outras embarcações também foram interceptadas. Dentre elas, a que levava a ativista Greta Thunberg e outros brasileiros.

Questionados pela coluna sobre o estado dos tripulantes, a assessoria da Global Sumud Flotilla disse não ter informações, pois estão todos incomunicáveis, mas há uma equipe jurídica, vinculada à ONG Adalah, na Palestina, a postos para atendê-los.

Eles afirmam ainda que, antes da abordagem, as embarcações navais israelenses danificaram propositalmente os sistemas de comunicação para bloquear sinais de emergência e interromper transmissão ao vivo.

"Além dos barcos já confirmados como interceptados, a transmissão e a comunicação foram perdidas com várias outras embarcações", disse a Global em nota.

"Este é um ataque ilegal contra ativistas humanitários desarmados em águas internacionais. Conclamamos governos, líderes mundiais e instituições internacionais a exigirem a segurança e a libertação de todos a bordo, e a seguirem monitorando a situação de perto", declaram.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?