Moção de solidariedade a Luizianne causa polêmica na Câmara e é alterada
clique para exibir bio do colunista
Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte
Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO
Luizianne retorna após missão humanitária em Gaza
Foi apresentada uma proposta de moção de solidariedade da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) à deputada federal Luizianne Lins (PT) pela participação em missão humanitária em flotilha de à Gaza, de autoria da vereadora Mari Lacerda (PT), nesta terça-feira, 14.
A propositura causou polêmica, principalmente com a vereadora bolsonarista Priscila Costa (PL). O texto foi retirado para ser alterado e voltará a ser analisado na próxima sessão.
Entenda
Ao votarem o projeto, Priscila, que é pré-candidata a senadora, afirmou que a moção apresentava um "jabuti" — uma pegadinha — ao final da solicitação, ao também repudiar as ações do Estado de Israel.
"Com esta moção, esta Casa Legislativa reforça o total repúdio a atos que violam a soberania e os direitos humanos, e manifesta seu orgulho e admiração por uma representante que, em coerência com sua história, levou a voz do povo de Fortaleza em defesa da paz e da dignidade humana no cenário global", diz o projeto.
A parlamentar argumentou que o texto não iria colocar os vereadores que votarem por solidariedade a Luizianne, mas sim contra Israel. Marcelo Mendes (PL) disse que poderia causar problemas diplomáticos para a cidade de Fortaleza.
Durante fala de Priscila, a vereadora Adriana Gerônimo (Psol) estendeu na bancada uma bandeira na Palestina com o nome "Psol" e falou "Palestina Livre". Priscila declarou que grupos extremistas terrorista da região perseguem homossexuais e mulheres.
Priscila pediu que os vereadores votassem contra a moção de solidariedade. Mari Lacerda, autora da proposta, foi à tribuna para dialogar com o presidente da sessão, Adail Júnior (PDT), e decidiu alterar a parte do texto em que cita Israel. Portanto, pautará somente a moção a Luizianne.
A petista afirmou que foi um pedido de outros vereadores com o objetivo de votarem a propositura. A mensagem voltará à CMFor na quarta-feira, 15.
"O pedido de outros colegas que querem votar a moção, quero pedir, atendendo à vereadora Priscila Costa, que a gente retirasse o que ela chama de jabuti. Eu tenho uma compreensão diferente, mas outros colegas querem sim aprovar a moção de solidariedade à deputada Luizianne", disse Mari.
Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.