Adail Jr deverá concorrer a deputado federal em 2026: "Sou soldado do projeto"
clique para exibir bio do colunista
Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte
Adail Jr deverá concorrer a deputado federal em 2026: "Sou soldado do projeto"
Além de ser candidato ano que vem, há expectativa de que o vereador assuma o mandato, como suplente, antes da eleição
Foto: João Filho Tavares/O POVO
VEREADOR Adail Junior
O 1° vice-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Adail Júnior (PDT), deverá ser candidato a deputado federal em 2026. A jogada faz parte dos planos do partido, liderado no Ceará pelo deputado federal André Figueiredo, para as eleições.
À coluna, Adail disse que sua ideia inicial era apoiar André para o cargo, mas se o PDT e o grupo decidir que ele deve se candidatar, estaria disposto a abrir discussão.
Na convenção partidária do PDT-CE, no último sábado, 1°, ocasião que Adail foi eleito vice-presidente da sigla em Fortaleza, o vereador lembrou que há um acordo para que ele assuma o mandato como suplente até o próximo pleito e que é um soldado pedetista.
"Sou soldado do projeto do PDT. Falei para o André, se precisar vou sim (ser candidato). Já compus a chapa de deputado federal e segundo o deputado (André) vou assumir se Deus quiser dar uns tapas naquela tribuna da Câmara Federal. Tô aqui no PDT não só para ser eleito, mas para ser soldado do projeto. Missão dada é missão cumprida", disse.
O acordo para que Adail Júnior assuma o mandato passa por uma composição maior. Estava previsto que a deputada federal Enfermeira Ana Paula, atualmente no Podemos, se licenciasse para que Arnon Bezerra, hoje no PSB, entrasse na vaga e o vereador, o segundo da fila, entrasse ou na vaga de André Figueiredo ou na de Eduardo Bismarck, que está licenciado para ocupar o cargo de secretário do Turismo no Ceará.
Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.