Logo O POVO+
"Prefeita": documentário de Felipe Barroso relembra trajetória de Maria Luiza
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

"Prefeita": documentário de Felipe Barroso relembra trajetória de Maria Luiza

A produção conta com entrevistas exclusivas e revisita momentos marcantes da eleição da primeira mulher prefeita de capital no Brasil
Comentar
Maria Luiza Fontenele, primeira mulher eleita prefeita de uma capital no Brasil (Foto: FERNANDA BARROS/O POVO)
Foto: FERNANDA BARROS/O POVO Maria Luiza Fontenele, primeira mulher eleita prefeita de uma capital no Brasil

Maria Luiza Fontenele, primeira mulher eleita para comandar um capital no Brasil, terá sua trajetória contada no documentário "Prefeita", dirigido por Felipe Barroso, a partir de memórias de momentos marcantes da campanha de 1985 e do governo entre 1986 a 1988.

A produção terá sua estreia no Cineteatro São Luiz no dia 28 de novembro, às 19h, com entrada gratuita. O documentário narrará a história da política cearense e brasileira a partir de entrevistas exclusivas, imagens de arquivo e registros atuais de Fortaleza.

Entre os entrevistados estão a própria Maria Luiza; Rosa da Fonseca, que foi militante política da época; Jorge Paiva, aliado e assessor especial da então prefeita; os ex-governadores do Ceará, Gonzaga Mota e Lúcio Alcântara; além de historiadores e outras figuras políticas, dentre eles o ex-parlamentar José Genoíno e o antropólogo e articulista do O POVOPaulo Linhares.

A trilha sonora é do sanfoneiro Nonato Lima e a direção de Felipe Barroso segue uma narrativa sem locução, deixando os entrevistados contarem as histórias por meio de suas complexidades e contradições da época.

Serviço:

Estreia: Prefeita
Direção: Felipe Barroso
Data e hora: 28 de novembro de 2025, às 19h
Local: Cineteatro São Luiz – Fortaleza (CE)
Entrada gratuita. Exibição única.
Duração: 64 minutos
Classificação: 12 anos

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?