Logo O POVO+
Messias, o "esquerda conservador" enviado ao STF para salvar?
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Messias, o "esquerda conservador" enviado ao STF para salvar?

Homem de confiança de Lula, "terrivelmente evangélico" e progressista em algumas pautas, Jorge Messias é o enviado do presidente em momento de tensão entre a Corte e o Congresso
Tipo Opinião
Comentar
Jorge Messias é o indicado de Lula para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República Jorge Messias é o indicado de Lula para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

O presidente Lula enviou o seu advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, ao Senado Federal com a missão de espalhar sua palavra de justiça, ser aceito pelos senadores e chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula, na terceira indicação no terceiro ano de seu terceiro mandato, seguiu o padrão de escolher aliados próximos a ele, não atendendo coros, justos, mas sem tanta força assim para convencê-lo de indicar uma mulher negra à Corte. O da vez é alguém de sua confiança, "terrivelmente evangélico" e um "conservador de esquerda", que caso seja aprovado, poderá passar 30 anos no cargo da maior corte de justiça do país.

Messias deverá atravessar a via sacra na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para chegar ao STF. A relação entre Congresso Nacional com o governo federal e Supremo não é a das melhores. O AGU pode ter sido enviado para amenizar tensões com certos públicos e diminuir resistência, mas pode até criar uma dor de cabeça para Lula.

É entre o público evangélico que Lula tem a maior rejeição e não deve ser uma indicação de ministro cristão da Igreja Batista que deva mudar isso, se for pensado nas eleição presidencial de 2026. Não acho que a indicação seja por isso, afinal o último escolhido foi Flávio Dino, também de extrema confiança, e um comunista.

Comunista ou evangélico, o papel de um ministro da Suprema Corte não deve ser guiado pela Bíblia Sagrada, Manifesto Comunista, ou qualquer outro livro que não a Constituição e na defesa do Estado democrático de direito. O Estado é laico e não tem religião oficial. Ainda bem.

Lula já indicou 11 ministros ao STF, mas não impediu acirramentos. Exemplo da análise do habeas corpus após a condenação anos atrás. A própria Corte sofreu e resistiu perante uma tentativa de golpe de Estado, fracassada, e com culpados, agora, condenados.

Jorge Messias é evangélico. Frequenta uma Igreja Batista em Brasília de um pastor ligado à senadora bolsonarista Damares Alves (Republicanos-DF) e participou este ano da Marcha para Jesus em São Paulo. Participou de governos petistas e é tido como um "conservador de esquerda".

Em pautas de costume como aborto, o indicado deve seguir linha mais lógica do que uma visão puramente ideológica. Já em questões trabalhistas, aí já é mais progressista. Mas então, foi indicado para quê?

Bom, o STF tem sofrido bastante com o Congresso Nacional e até pressão dos Estados Unidos. Messias foi alvo também do cancelamento de visto assim como outros ministros do Supremo, e é claramente o alvo do bolsonarismo e oposição em 2026. Ter membros aliados e próximos ao presidente é estratégico. 

É esperada muita dificuldade da aprovação na Comissão de Constituição e Justiça no Senado e no Plenário. Dino teve aprovação por votos contados, mas com muito empenho de Rodrigo Pacheco e Davi Alcolumbre, presidentes do Senado e CCJ na ocasião, . Davi e outros senadores queriam que Lula indicasse Pacheco ao STF desta vez. Irão se empenhar como antes fizeram?

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?