Logo O POVO+
Deputado cearense Robério Monteiro é citado em investigação de desvios no Dnocs
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

Deputado cearense Robério Monteiro é citado em investigação de desvios no Dnocs

A CGU identificou o superfaturamento de R$ 6.845.360,17 em dois contratos para obras em Itarema e Acaraú por meio de emendas parlamentares enviadas por Robério
Tipo Notícia
Comentar
Robério Monteiro é deputado federal (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Robério Monteiro é deputado federal

O deputado federal do Ceará Robério Monteiro (PDT) é citado na investigação da Polícia Federal (PF) para apurar desvios Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) financiadas por emendas parlamentares entre 2022 e 2023.

A Controladoria Geral da União (CGU) identificou o superfaturamento de R$ 6.845.360,17 em dois contratos da Construmaster para obras em Itarema e Acaraú por meio de recursos enviadas por Robério.

O prefeito de Itarema é Robério Filho e a prefeita de Acaraú é Ana Flávia, filho e esposa do deputado, respectivamente.

O Dnocs identificou uma mobilização política na condução de contratos para manobras de realocação de recursos. Um dos contratos foi assinado por 8.5 milhões de reais, assinatura feita antes da liberação da emenda parlamentar, que previu 15.8 milhões de reais que redundou no outro contrato.

Gerando assim, de acordo com a investigação, um "cruzamento" de demandas financeiras, de serviço e manipulação documental da destinação das emendas.

Além disso, verbas de contratos de municípios da Bahia foram direcionadas para atender as cidades cearenses administradas pelos familiares de Robério Monteiro.

De acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), o proprietário da Construmaster, principal empresa contratada, realizou transferências financeiras a um irmão do deputado federal, parte dos quais para ele redirecionada.

Robério foi secretário de Recursos Hídricos do Estado entre 2023 e 2024.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?