Logo O POVO+
União Brasil expulsa Celso Sabino, ministro do Turismo de Lula
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

União Brasil expulsa Celso Sabino, ministro do Turismo de Lula

A direção da executiva nacional está reunida em Brasília e decidiu por unanimidade excluir o deputado federal licenciado dos quadros
Tipo Notícia
Comentar
MINISTRO do Turismo Celso Sabino cogitou sair do governo, mas voltou atrás (Foto: Roberto Castro/Mtur/Divulgação)
Foto: Roberto Castro/Mtur/Divulgação MINISTRO do Turismo Celso Sabino cogitou sair do governo, mas voltou atrás

O União Brasil decidiu, por unanimidade, expulsar Celso Sabino, ministro de Turismo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A executiva nacional da sigla se reúne em Brasília na tarde desta segunda-feira, 8, junto de Antônio Rueda, ACM Neto e governadores.

A direção ameaçou expulsar o signatário por se recusar a deixar a pasta do Governo Federal e declarar apoio ao petista em 2026. A federação União Brasil e PP fará oposição a Lula. A decisão foi por infidelidade partidária.

Em nota, a Comissão Executiva do União Brasil informou que a medida decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que optou por permanecer no Governo Lula mesmo com o partido exigindo que os seus quadros entregassem os cargos.

Além do cancelamento da sua ficha de inscrição, o ministro do Turismo também foi demovido do cargo de presidente do diretório do partido no Pará. Uma Comissão Executiva Interventora ocupará a vaga.

Confira a nota completa:

A Comissão Executiva Nacional do União Brasil decidiu, durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 8, pela expulsão com cancelamento de filiação do deputado federal e atual ministro do Turismo, Celso Sabino.

A expulsão decorre de uma representação apresentada contra Sabino, que permaneceu no Governo Federal, em atitude contrária a uma determinação do partido anunciada em setembro envolvendo todos os filiados.

Atendendo a outra representação, a Comissão deliberou sobre a intervenção no Diretório Estadual do Pará, que passa a ser presidido por uma Comissão Executiva Interventora. 

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?