Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte
Foto: DANIEL GALBER/ESPECIAL PARA O POVO
CIRO com RC, Wagner e deputados da oposição
A reunião da oposição na última semana definiu estratégias de alinhamento para 2026. Com isso, o bloco planeja uma debandada dos deputados estaduais e postulantes ao posto para uma única sigla, o PSDB de Ciro Gomes. A informação foi dita à coluna por Felipe Mota, hoje no União Brasil.
"A ideia é fazer dez deputados (estaduais), limitando a entrada de candidatos até um limite entre 38 mil a 35 mil votos. Queremos estar entre as maiores bancadas (da Assembleia Legislativa do Ceará)", declarou o deputado estadual nesta segunda-feira, 19. O fator seria a margem de votos.
Cláudio Pinho, líder do PDT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), confirmou a estratégia. "Queremos fazer o maior número de deputados possível. Trabalhar para eleger dez deputados (estaduais)", disse.
De acordo com o parlamentar, o movimento deve levar para o ninho tucano ele próprio, Sargento Reginauro e Heitor Ferrer, que estão no União Brasil, e mais Cláudio Pinho e Queiroz Filho, do PDT. Antônio Henrique e Lucinildo Frota possuem convites do PL. Caso se confirme, o PSDB teria a terceira maior bancada já na janela partidária, com seis deputados.
A oposição planeja eleger, além dos já citados, nomes como Emilia Pessoa e Felipe Vasques, presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
Felipe Mota explica que, na chapa estadual, a debandada será para o partido presidido por Ciro Gomes no Ceará. Já os deputados federais se realocariam na federação União Progressista.
"É uma manada de estaduais para o PSDB e uma manada de federais para o União Progressista", declarou.
Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.