Logo O POVO+
PDT envia notificação de expulsão a deputados que fazem oposição ao PT
Comentar
Foto de Guilherme Gonsalves
clique para exibir bio do colunista

Guilherme Gonsalves escreve sobre política cearense com foco nas atuações Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), mostrando os seus bastidores desdobramentos no jogo político e da vida do cidadão. Repórter de Política do O POVO, setorista do Poder Legislativo, comentarista e analista. Participou do programa Novos Talentos passando pelas editorias de Audiência e Distribuição e Economia, além de Política. Também escreve sobre cinema para o Vida&Arte

PDT envia notificação de expulsão a deputados que fazem oposição ao PT

O partido também avançou para expulsar o vereador PPCell, que pretende se filiar a partido bolsonarista
Comentar
Deputados estaduais do PDT que fazem oposição ao PT (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO Deputados estaduais do PDT que fazem oposição ao PT

O PDT Ceará enviou uma notificação para expulsar os quatro deputados estaduais, Antônio Henrique, Cláudio Pinho, Lucinildo Frota e Queiroz Filho, que fazem oposição ao PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

De acordo com os parlamentares ouvidos pela coluna, a justificativa do partido para expulsá-los foi de que eles estão "desalinhados com a ideologia do partido". O PDT faz parte da base da gestão Evandro Leitão (PT), em Fortaleza, e ingressou mais recentemente na base do governador Elmano de Freitas (PT); além disso é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A sigla já definiu apoio à reeleição de Elmano. Os quatro deputados são aliados de Ciro Gomes (PSDB). Eles inclusive tem diálogo para filiações em outros partidos. Antônio Henrique e Lucinildo com o PL; Cláudio Pinho e Queiroz Filho com o União Brasil.

"Não mudei de posicionamento, quem mudou foi o partido", disse Lucinildo à coluna. Ele afirmou que irá recorrer.

Antônio Henrique se posicionou na mesma linha e disse que não fez nada para ser expulso. O deputado chegou a mencionar que o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, se reuniu com os parlamentares para procurar uma saída em comum acordo, o que não avançou.

O partido brizolista já notificou e aprovou no Conselho de Ética a expulsão do vereador de Fortaleza, PPCell. Ele já está de malas prontas para se filiar ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para concorrer a deputado federal. Para ele, não há janela partidária, diferentemente da situação dos deputados estaduais.

Foto do Guilherme Gonsalves

Tudo sobre os bastidores políticos do Ceará. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?