"Estou aqui até quando puder ajudar o projeto do governador", diz Élcio Batista
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Secretário da Casa Civil do Ceará, Élcio Batista (PSB) disse que permanece na gestão de Camilo Santana (PT) “até quando puder contribuir e ajudar esse projeto do governador”.
Questionado se deve deixar o posto dentro do prazo previsto para desincompatibilização de cargos para quem deverá concorrer a mandato, que termina na quinta-feira, 4, o secretário respondeu que “isso tem que ter sido pensado e estruturado até essa data”.
Batista acrescentou: “Mas esse é o meu projeto do momento (continuar no Governo). Qualquer outro projeto precisa passar por uma discussão que se relacione com esse compromisso”.
O secretário é cotado como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo PSB, possibilidade já antecipada à coluna pelo deputado federal e presidente da legenda no Ceará, Denis Bezerra.
Ainda conforme o titular da Casa Civil, uma eventual candidatura ao Paço dependeria de “um contexto favorável” e de “nome com capacidade de aglutinar vários grupos e fomentar esperança”.
Nos bastidores, cogita-se uma chapa composta por Élcio Batista e Samuel Dias, secretário de Governo do prefeito Roberto Cláudio (PDT).
A dobradinha, no entanto, ainda esbarra em negociações com PSD, DEM e até o PT, que tenta fechar apoios em torno do nome da deputada federal Luizianne Lins, ex-prefeita da cidade, mas é sondado pelos grupos governistas, que veem no governador uma ponte entre as duas siglas.
Atual vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan tenta se cacifar para emplacar novamente o vice da futura chapa.
Além do DEM, no entanto, o PSD do deputado federal Domingos Neto também tenta ocupar essa cadeira.
À coluna, o pai do parlamentar, o ex-deputado estadual e ex-vice-governador Domingos Filho, já disse que a legenda trabalha para preencher a vice do sucessor de RC.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.