Logo O POVO+
"Roda Viva" mostra Camilo disposto a unir o que petistas e pedetistas não querem
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

"Roda Viva" mostra Camilo disposto a unir o que petistas e pedetistas não querem

Tipo Análise
8 de junho de 2020, O governador do estado do Ceara, Camilo Santana, da entrevista ao programa Roda Viva, da tv cultura. (Foto Reprodução/Youtube) (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução 8 de junho de 2020, O governador do estado do Ceara, Camilo Santana, da entrevista ao programa Roda Viva, da tv cultura. (Foto Reprodução/Youtube)

É folclórico o equilibrismo do governador Camilo Santana (PT) sobre temas mais espinhosos. Na edição do “Roda Viva” (TV Cultura) dessa segunda-feira, 8, o petista mostrou-se novamente elástico.

Mas, a seu modo, deu muitas pistas sobre o que pretende fazer nas eleições municipais de 2020.

Camilo defendeu com todas as letras uma aliança entre PT e PDT, jogando luzes sobre o gesto que exonerou o petista Nelson Martins na última sexta-feira, 5.

Há quem tenha achado o chefe do Executivo evasivo em relação ao cenário na corrida ao Paço, mas, em bom “camilês”, a mensagem foi enfática. Qual?

A de que, caso não haja entendimento entre os dois partidos, a hipótese mais provável é a de neutralidade no primeiro turno das disputas na capital cearense.

Ou, depois da entrevista de ontem, alguém ainda acredita que Camilo seria capaz de contrariar o grupo de Ciro, Cid e Roberto Cláudio para apoiar a ex-prefeita e hoje deputada federal Luizianne Lins, uma quase desafeta, embora dividam as fileiras da mesma legenda?

É algo tão improvável quanto a possibilidade de que o PT ceda a cabeça de chapa em troca de uma composição com o PDT dos Ferreira Gomes.

O governador sabe disso. Tanto que destacou Nelson Martins como emissário à legenda para abrir uma nesga de diálogo. Difícil, sob qualquer ângulo que se veja o impasse.

Sobretudo num momento em que há pouca convergência entre Camilo e o próprio partido, situação levada ao paroxismo ontem na série de perguntas que serviram de tira-teima para comprovar o grau de petismo do governador.

E, se o "Roda Viva" conseguiu algo, foi explicitar mais ainda certo distanciamento do cearense no que se refere a algumas bandeiras do PT no cenário nacional, tais como o apoio aos protestos do último domingo, aqui dispersados sob o peso da tropa de choque da PM.

De todas as grandes questões conjunturais hoje, Camilo esteve em consonância com o PT apenas em uma durante o programa: impeachment de Dilma foi golpe. E foi uma concordância meio acanhada.

Nas demais, está longe das posições majoritárias no partido, como o impeachment de Bolsonaro e críticas a Ciro Gomes.

É esse o Camilo cujo desafio é unir PT e PDT nas eleições municipais numa cidade tão importante tanto para o pedetismo quanto para o petismo.

Para este porque já foi governada por uma filiada ao partido fundado por Lula.

Àquele porque é hoje a maior administração do PDT, uma joia a ser mantida em qualquer circunstância.

De uma vitória em Fortaleza dependem os projetos de Camilo, de Ciro em 2022 e de Roberto Cláudio agora e daqui a dois anos.

Não se esperava do governador que se manifestasse favoravelmente à candidatura de Luizianne Lins. Tampouco que se revelasse tão afinado ao trabalhismo cirista.

Trata-se de uma equação de difícil equilíbrio, mesmo para alguém habituado a manter-se com um pé em cada canoa partidária.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?