Logo O POVO+
Camilo move peças, PDT silencia e oposição se articula
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Camilo move peças, PDT silencia e oposição se articula

Tipo Análise
Governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio ( Foto: Júlio Caesar / O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio ( Foto: Júlio Caesar / O Povo)

Uma semana depois das exonerações de cinco secretários das gestões estadual e municipal, todos potenciais candidatos do governismo na corrida pela Prefeitura de Fortaleza, o cenário permanece incerto.

Há, porém, indicações importantes dos caminhos que seguirão PDT, PT, PSB, Cidadania, Pros, PSL e MDB, as principais forças que se movem na Capital.

Da parte do governador Camilo Santana (PT), os últimos dias foram de emissão de sinais evidentes sobre o que pretende: o petista quer um nome alternativo ao da deputada federal Luizianne Lins na disputa pela sucessão do prefeito e aliado Roberto Cláudio (PDT).

Isso ficou claro já na saída de Nelson Martins, admitido de público pelo agora ex-secretário de Relações Institucionais, que projetou a tentativa de costura de aliança PDT/PT.

O plano ganhou força com as declarações do governador no programa “Roda Viva”, na última segunda-feira, durante o qual Camilo afirmou que trabalha para um entendimento dos partidos da base, com vistas a uma chapa única para derrotar o nome do bolsonarismo – afirmação que ecoou o que Ciro Gomes já dissera dias antes.

E, finalmente, foi explicitado por avaliações recentes de aliados do chefe do Abolição, como os deputados Acrísio Sena, Moisés Braz e Fernando Santana, todos petistas. Para eles, Nelson Martins é quem reúne condições de unir a base.

Não falam apenas de PT, mas do bloco de sustentação de Camilo e RC.

Em resumo, foram gestos reiterados por palavras, cujo significado óbvio é: o governador tem um nome a propor não somente ao próprio partido. É Nelson.

Nesse ponto, entra um elemento importante no quadro: o silêncio do PDT. Ante essas manifestações e acenos tanto de Camilo quanto de seu entorno, nenhuma voz pedetista mais graduada se fez ouvir em assentimento, nem mesmo reservadamente, o que quer dizer muito.

Pelo contrário, o único trabalhista a quem ouvi, e ainda sob condição de anonimato, assegurou que o PDT não entrará nesse barco em hipótese alguma.

E disse mais: “A troco de que o PDT abriria mão (da cabeça da chapa) para o PT? Historicamente, o PDT em Fortaleza sempre deu mais sustentação política e eleitoral ao Camilo do que o PT. Basta lembrar que, na primeira campanha do Camilo, setores do próprio PT se alinharam com o Eunício Oliveira e fizeram campanha contra o governador”.

É uma avaliação fria do conjunto de variáveis que atravessam os interesses e cálculos do cenário político eleitoral em Fortaleza, mas leva em consideração um contexto já ultrapassado: 2012 e 2014, quando RC primeiro e Camilo depois concorreram e venceram, a despeito do PT.

Agora, há um elemento novo: o bolsonarismo. Embora o presidente Jair Bolsonaro tenha dito que não apoiará postulantes em 2020, todos sabemos que os seus eleitores irão às urnas. Para votar em quem?

Existem opções, a principal delas o deputado federal Capitão Wagner (Pros), que vem mantendo conversas e atraindo partidos para o seu arco de alianças.

Mesmo chamuscado com a base de apoiadores de Bolsonaro, o pré-candidato ainda leva vantagem sobre outros possíveis nomes dentro do mesmo campo, como o empresário Geraldo Luciano (Novo), cuja candidatura está sempre cercada de um mistério sobre se se concretizará ou não, e o também deputado federal Heitor Freire, do PSL.

Caso consiga convencer Freire a não entrar a disputa para apoiá-lo, Wagner terá feito conseguido feito e tanto. Primeiro, assegurará musculatura à chapa, agregando recursos e, principalmente, tempo de TV e rádio.

Sem o PSL, Wagner estima que seu tempo de TV seja de 16% do total. Com o PSL, passaria a 26% - um ganho direto de 10%. É muita coisa.

Se houver entendimento, a composição provável é a dobradinha Wagner na cabeça e Freire de vice. Qual o impedimento para essa chapa?

Acertos internos (o PSL projeta um crescimento exponencial, segundo o próprio Heitor Freire) e a difícil relação interna do partido no Ceará, dividido entre o presidente e os deputados estaduais André FernandesDelegado Cavalcante, que representam a ala aliancista do bolsonarismo na Capital.

Difícil colocar esses personagens para sentarem na mesma mesa e discutirem – não apenas política, mas qualquer assunto. Apostar num consenso, então, é exercício de extremo otimismo.

A pergunta é: Wagner precisa fazê-los concordar entre si? Não. Basta mostrar-lhes que, se vencer e chegar a se tornar prefeito, todo o campo conservador vai ganhar no Ceará.

E os demais partidos e forças? Comento sobre MDB, PSB, PSDB e Cidadania na próxima segunda-feira, 15. Por ora, o que é possível dizer é que o MDB de Eunício segue dividido entre o apoio a um nome indicado pelo governador ou a candidatura própria.

Ex-presidente do Senado, Eunício já disse incontáveis vezes que estará ao lado de Camilo, seja para onde o chefe do Executivo apontar. Perguntado se está disposto a abrir mão da candidatura própria, falou nesta semana à coluna que “nada está 100% definido”.

O PSDB, como se sabe, confiou a Carlos Matos a tarefa de reposicionar a legenda na oposição em Fortaleza.

Até agora, porém, a sigla não tem demonstrado grande mobilização em torno do pré-candidato – uma impressão talvez agravada pelo quadro de pandemia, que limita a zero as interações entre candidatos e eleitores.

Listen to "#84 - Qual o cenário mais provável para as eleições em Fortaleza?" on Spreaker.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?