Logo O POVO+
Apenas um deputado federal do Ceará votou contra o adiamento das eleições
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Apenas um deputado federal do Ceará votou contra o adiamento das eleições

Tipo Notícia
Dr. Jaziel é deputado federal pelo PL do Ceará (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Dr. Jaziel é deputado federal pelo PL do Ceará

Dos 22 deputados federais do Ceará, apenas um votou contra o projeto de emenda à Constituição (PEC) 18/2020 que adia as eleições municipais para novembro: Jaziel Pereira, do PL.

Houve 19 votos favoráveis e duas ausências: Vaidon (Pros) e Junior Mano (PL).

O placar final da medida foi 402 a 90.

Já aprovada no Senado, a proposição altera as datas do pleito de 4 e 25 de outubro para 15 e 29 de novembro.

A PEC também estabelece que o TSE pode remarcar os dias do primeiro e segundo turnos, caso não haja condições sanitárias nas cidades.

O POVO já havia mostrado na edição de ontem que a votação estava prevista para a própria terça-feira ou hoje, segundo informaram os líderes da minoria e da oposição, os deputados José Guimarães (PT) e André Figueiredo (PDT).

Ambos estiveram em reunião com Rodrigo Maia (DEM-RJ) nos últimos dias, quando se costurou entendimento sobre a necessidade de adiamento das eleições por causa do cenário de pandemia.

Nesta quarta-feira, nova reportagem mostrou que os partidos minimizam os impactos desse novo calendário, mas afirmam que o tema da saúde deve se tornar ainda mais importante nas eleições.

Além disso, avaliaram que as redes sociais passaram a ter ainda mais preponderância, sobretudo no período da pré-campanha.

A Câmara dos Deputados deve votar ainda hoje a PEC em segundo turno. Depois disso, ela segue para promulgação do presidente Jair Bolsonaro.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?