PT escolhe Luizianne Lins como pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Em encontro da executiva municipal do partido neste domingo, 5, o PT escolheu a deputada federal Luizianne Lins como pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza. O nome da parlamentar foi acolhido por todas as correntes da legenda.
A decisão ainda precisa ser submetida à chancela da executiva nacional, que deve endossar a postulação.
A opção pela deputada federal como representante praticamente liquida qualquer possibilidade de arranjo entre o PT de Lula e o PDT de Ciro ainda no primeiro turno das eleições na capital cearense, como pretendia o governador Camilo Santana (PT).
O chefe do Executivo estadual chegou a exonerar o ex-deputado Nelson Martins e então secretário de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins (PT). O gesto foi interpretado como aceno de Camilo a uma composição entre PT e PDT.
Ex-prefeita da capital cearense por dois mandatos, Luizianne concorrerá ao Paço pela quarta vez. A última foi em 2016.
Em meio ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a petista não chegou ao segundo turno, disputado entre o candidato à reeleição Roberto Cláudio (PDT) e o então deputado estadual Capitão Wagner (Pros).
Deputado federal, José Guimarães (PT) informa que, após definir a sua pré-candidatura, a sigla abrirá rodada de diálogos com outras forças de esquerda para fazer frente aos concorrentes alinhados ao presidente Jair Bolsonaro na corrida eleitoral.
Essa conversa, cita Guimarães, inclui o governador Camilo Santana (PT), que defende uma costura ampla entre PT, PDT, PSB e outras legendas da base que lhe dá sustentação.
Pré-candidato do PT em Caucaia, o deputado estadual Elmano de Freitas prega “unidade” no Ceará.
Segundo ele, Luizianne é o melhor nome para disputar a Prefeitura, “constituindo um polo de esquerda na cidade contra o fascismo”.
Participaram do encontro do PT o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e a deputada federal e a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.