Saiba quem são os potenciais pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Entre eles, estão parlamentares experientes, como José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa, e gestores como Samuel Dias, ex-secretário de Governo de RC e braço direito do prefeito.
Saiba quem são os potenciais pré-candidatos do PDT
Samuel Dias, ex-secretário de Governo do prefeito Roberto Cláudio (PDT), é espécie de braço direito do pedetista. Foi exonerado em 4 de junho, no limite do prazo para desincompatibilização. Desde esse dia, mantém-se em silêncio sobre a disputa pela sucessão. Mais que tocador de obras da gestão, é nome de absoluta confiança do prefeito. A seu desfavor, está a pouca experiência política.
José Sarto, deputado estadual pelo sétimo mandato consecutivo e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Médico e político experiente, é muito próximo do presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Antônio Henrique. Foi líder do governo Cid Gomes e vice-líder de Camilo Santana na Casa. Dos nomes apontados como possíveis escolhas do PDT, figura com boas chances de representar o bloco governista na disputa pela Prefeitura contra postulantes de peso da oposição, como os deputados federais Capitão Wagner (Pros) e Luizianne Lins (PT).
Salmito Filho, ex-vereador, foi o terceiro pedetista mais votado para a Assembleia Legislativa em 2018 e quinto no quadro geral de concorrentes, atrás de Queiroz Filho e Sérgio Aguiar. É professor universitário. Tem bom trânsito entre os partidos que sustentam tanto o governador Camilo Santana (PT) quanto o prefeito Roberto Cláudio (PDT). Está no primeiro mandato de deputado.
Idilvan Alencar, único deputado federal do grupo, é ex-secretário da Educação do Ceará e ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). É natural do Crato, no Cariri. Formado em Engenharia Civil. Está no seu primeiro mandato parlamentar na Câmara federal.
Ferruccio Feitosa, ex-titular da Regional II, foi secretário Especial da Copa na gestão de Cid Gomes, então no PSB. É advogado e professor de caratê. Foi chefe da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a qual deixou para assumir pasta na gestão de Roberto Cláudio a partir de 2017.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.