Logo O POVO+
O que revelou o primeiro debate entre pré-candidatos do PDT em Fortaleza
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

O que revelou o primeiro debate entre pré-candidatos do PDT em Fortaleza

Tipo Análise
PDT promoveu ciclo de lives nos quais os cinco pré-candidatos debateram propostas (Foto:  Debate entre prefeituráveis do PDT em Fortaleza)
Foto: Debate entre prefeituráveis do PDT em Fortaleza PDT promoveu ciclo de lives nos quais os cinco pré-candidatos debateram propostas

A primeira da série de oito rodadas de debates com pré-candidatos do PDT à Prefeitura de Fortaleza evidenciou consensos e ajudou a contrastar métodos e discursos entre José Sarto, Ferruccio Feitosa, Idilvan Alencar, Samuel Dias e Salmito Filho.

Todos, por razões óbvias, partem de uma defesa aberta da gestão Roberto Cláudio (PDT), a quem concorrem para suceder. Mas fazem isso de maneira distinta. Ou empregam palavras que se destinam a públicos diferentes.

Tome-se o deputado federal Idilvan, por exemplo. Primeiro a expor sem rodeios a condição de pré-candidato, lançou-se desde o início com uma plataforma cujo principal ponto é o emprego. Ou seja, não apenas aceitou a condição, como também avançou e pensa um programa.

Sob os holofotes por causa da aprovação do Fundeb no dia anterior, uniu o útil ao agradável – à trajetória ligada à educação, soma-se o imperativo de pensar o pós-pandemia. E aí está o nervo exposto deste e dos próximos anos: desemprego. A pauta fala a público imenso.

Nisso o acompanharam os demais.

Já Ferruccio repassou a trajetória de gestor, no curso da qual exerceu posições de chefia na Secretaria Especial da Copa, na Adece e na Regional II, de onde saiu para se colocar como opção ao Paço.

Durante as quase duas horas de bate-papo mediado pela vice-governadora Izolda Cela, falou de obras na avenida Beira Mar e no morro de Santa Terezinha, mas também das areninhas, que teria ajudado a criar.

Ferruccio foi também o que se mostrou mais incisivo nas críticas ao Governo Federal, embora as menções a Jair Bolsonaro e a seus “clones”, como disse Samuel Dias, tenha sido uma constante e passeado na mesa.

Esse foi outro consenso entre os prefeituráveis pedetistas – a estratégia clara de pregar o rótulo de bolsonarista no principal nome da oposição, o deputado federal Capitão Wagner (Pros), alvo frequente de bombardeio mesmo sem ter sido citado uma única vez.

Parlamentares experientes que presidiram ou presidem o Legislativo, os deputados estaduais José Sarto e Salmito Filho convergiram em muitos aspectos, principalmente no que os diferencia – uma larga rodagem política, ausente na biografia dos demais colegas de bancada. Daí, quem sabe, o tom mais comedido.

Sobretudo Sarto, hoje no comando da Assembleia Legislativa, representa, na correlação de forças entre partidos da base de Camilo Santana (PT) e Roberto Cláudio, esse ponto de possível convergência. E isso se reflete nos gestos do parlamentar.

Dos cinco, a grande dúvida era sobre o desempenho de Samuel Dias, que, considerando-se a situação e a pressão natural que recai sobre quem está ali, saiu-se bem. Foi articulado ao projetar ações para o futuro da cidade e ganhos, segundo ele, da gestão que ora vai se encerrando e a qual, mais do que qualquer outro na roda, representa.

Se fosse possível resumir a participação de cada um, diria que Idilvan e Ferruccio foram mais assertivos, Sarto e Salmito, mais “low profile”, e Samuel, seguro, ainda que tenha admitido certo nervosismo.

Embora se trate de uma conversa e o espaço para dissensos seja limitado, já que os participantes integram todos o mesmo grupo político, o formato é interessante.

Ponto para o PDT, que fez de uma etapa intrapartidária, que normalmente interessa somente a filiados, um debate público, com o bônus da exposição dos potenciais concorrentes num cenário de restrição física por causa da pandemia do novo coronavírus.

Resta saber como evoluirão os encontros, já partir de amanhã, fechando a primeira de quatro semanas. Por enquanto, deu certo.

Mas será curioso ouvi-los sobre assuntos mais sensíveis para a gestão RC, como meio ambiente. O que pensam sobre a questão Sabiaguaba?

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?