Pedetistas deixam críticas a adversários de lado e exaltam gestão de Roberto Cláudio
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Foto: Divulgação
Encontro de pré-candidatos do PDT em Fortaleza
A série de debates com pré-candidatos do PDT chegou à metade, com o quarto encontro realizado nesta quinta-feira, 30, voltado para o tema do meio ambiente e da mobilidade urbana.
Entre os assuntos mais comentados pelos cinco prefeituráveis, a areninha destacou-se como marca da gestão do atual prefeito.
O equipamento, cartão de visitas de Roberto Cláudio (PDT), foi lembrado por todos os participantes: os deputados estaduais José Sarto e Salmito Filho, o deputado federal Idilvan Alencar e os secretários licenciados Ferruccio Feitosa e Samuel Dias.
Ex-titular da Regional 2, Ferruccio apresentou-se como o pai da ideia. “Eu, particularmente, fico muito feliz porque quem idealizou o primeiro projeto fui eu, lá no campo do América, quando tinha desenhado aquele projeto e não tive a oportunidade de executar”, contou.
Segundo ele, “o prefeito, quando assumiu em 2013, solicitou o projeto e batizou de areninha, e hoje é um sucesso não apenas em Fortaleza, mas no estado do Ceará”.
Sarto também citou as areninhas. “Certamente a política de democratizar a areninha, que tem esse aspecto plural, que não apenas toca o esporte, precisa ser incentivada”, disse.
Idilvan ponderou, no entanto, que espaço público “não é só praça, não é só areninha, é rua também”. O parlamentar refletiu sobre o papel da qualificação do bairro na redução da violência e desigualdade.
“Uma questão central: calçada acessível. A população está envelhecendo e esse espaço é importante. Sei que o RC tem avançado, mas é cada vez mais impositivo”, sugeriu.
Outros assuntos também passaram pela conversa virtual, mediada por Luiz Alberto Saboia, secretário-executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos.
Mais solto e articulado do que nos debates anteriores, Samuel Dias se referiu a obras diversas tocadas pela Prefeitura, citando nomes de pessoas e bairros da periferia da cidade.
“Muitas comunidades, que antes viviam com o pé na lama e no esgoto, hoje têm na frente da sua casa o mesmo piso da Beira Mar. Isso é dignidade”, avaliou.
Não apenas a ênfase do secretário licenciado de Governo mudou, mas o cenário também: passou do cômodo com parede nua para um gabinete com mapa de Fortaleza no fundo.
Em resposta a uma pergunta sobre meio ambiente, Salmito afirmou que a administração atual é “o governo que mais avançou em relação ao tema na história recente de Fortaleza”.
Na próxima terça-feira, os pré-candidatos trabalhistas voltam a se encontrar, agora sob mediação do ex-presidenciável Ciro Gomes, a partir das 18 horas.
Ao todo, os postulantes terão participado de oito edições. Até agora, os encontros foram acompanhados por Izolda Cela, Anamaria Cavalcante e Silva, Cid Gomes e Luiz Alberto Saboia.
Os temas foram da apresentação das credenciais de cada um, passando por saúde, educação, cultura, mobilidade urbana e meio ambiente.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.