Logo O POVO+
Rejeição a Bolsonaro cai de 52% para 35% no Nordeste; aprovação sobe seis pontos
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Rejeição a Bolsonaro cai de 52% para 35% no Nordeste; aprovação sobe seis pontos

Tipo Notícia
Bolsonaro foi recebido por multidão de apoiadores no Aeroporto Internacional Serra da Capivara  (Foto: Alan Santos/PR)
Foto: Alan Santos/PR Bolsonaro foi recebido por multidão de apoiadores no Aeroporto Internacional Serra da Capivara

Nova rodada da pesquisa Datafolha mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) freou queda de popularidade e subiu seis pontos numa das regiões mais críticas a sua gestão, o Nordeste.

Entre o eleitorado dos nove estados nordestinos, a rejeição a Bolsonaro foi de 52% a 35%, uma queda de 17 pontos porcentuais.

A avaliação positiva do chefe do Executivo melhorou, ascendendo seis pontos e chegando a 33% de ótimo e bom em relação ao último levantamento, feito em junho.

O bom desempenho do gestor é atribuído, em parte, ao pagamento do auxílio emergencial.

No Nordeste, segundo a pesquisa, 45% das pessoas apelaram ao benefício, contra uma taxa de 40% no restante do país.

De modo geral, o presidente foi bem em todos os estratos demográficos se comparado ao quadro da sondagem de junho, quando acirrava disputas e participava de atos antidemocráticos.

De lá para cá, o presidente recolheu-se, sobretudo depois da prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz e das ameaças que pairam sobre o filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Em números totais, afirma o Datafolha, 37% dos brasileiros acham o governo Bolsonaro ótimo ou bom, contra 32% que o consideravam antes – um ganho de cinco pontos.

A rejeição, por sua vez, foi de 44% para 34%. O regular passou de 23% para de, 27%.

Os melhores índices de aprovação do presidente continuam entre habitantes do Sul (42%) e Centro-Oeste/Norte (42%), homens (42%) e pessoas com idade entre 35 e 44 anos (45%).

O Datafolha ouviu, por telefone, 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?