Rejeição a Bolsonaro cai de 52% para 35% no Nordeste; aprovação sobe seis pontos
Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.
Nova rodada da pesquisa Datafolha mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) freou queda de popularidade e subiu seis pontos numa das regiões mais críticas a sua gestão, o Nordeste.
Entre o eleitorado dos nove estados nordestinos, a rejeição a Bolsonaro foi de 52% a 35%, uma queda de 17 pontos porcentuais.
A avaliação positiva do chefe do Executivo melhorou, ascendendo seis pontos e chegando a 33% de ótimo e bom em relação ao último levantamento, feito em junho.
O bom desempenho do gestor é atribuído, em parte, ao pagamento do auxílio emergencial.
No Nordeste, segundo a pesquisa, 45% das pessoas apelaram ao benefício, contra uma taxa de 40% no restante do país.
De modo geral, o presidente foi bem em todos os estratos demográficos se comparado ao quadro da sondagem de junho, quando acirrava disputas e participava de atos antidemocráticos.
De lá para cá, o presidente recolheu-se, sobretudo depois da prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz e das ameaças que pairam sobre o filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
Em números totais, afirma o Datafolha, 37% dos brasileiros acham o governo Bolsonaro ótimo ou bom, contra 32% que o consideravam antes – um ganho de cinco pontos.
A rejeição, por sua vez, foi de 44% para 34%. O regular passou de 23% para de, 27%.
Os melhores índices de aprovação do presidente continuam entre habitantes do Sul (42%) e Centro-Oeste/Norte (42%), homens (42%) e pessoas com idade entre 35 e 44 anos (45%).
O Datafolha ouviu, por telefone, 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.