Logo O POVO+
Às vésperas de convenções, só um pré-candidato definiu vice
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Às vésperas de convenções, só um pré-candidato definiu vice

Tipo Notícia
Renato Roseno (Psol) (Foto: O POVO)
Foto: O POVO Renato Roseno (Psol)

A dois dias do início do período de convenções partidárias, que começa na segunda-feira, 31, apenas um pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza já definiu a vice na chapa para a disputa.

Deputado estadual, Renato Roseno e o Psol indicaram a militante do PCB Raquel Lima para a vaga. Ativista na área de habitação e ex-moradora da comunidade Alto da Paz, removida para construção de um residencial na gestão Roberto Cláudio (PDT), Lima já desempenhou a mesma tarefa em 2016.

Naquele ano, ela foi vice na chapa encabeçada pelo então vereador João Alfredo. De volta ao posto, a filiada comunista reedita parceria entre as duas legendas para as eleições na capital cearense.

Segundo Roseno, a escolha de Raquel Lima cumpre dois objetivos. “Primeiro, paridade de gênero e também racial. E ela tem militância na reforma urbana que tem tudo a ver com o debate de cidade”, afirma.

O parlamentar sustenta que o “histórico de luta da aliada por direito à moradia” representa diversidade no quadro eleitoral da cidade, dominado por homens brancos de classes média e alta.

“É uma pessoa de outro partido e agrega outro perfil. É importante na pluralidade de vozes da campanha; não pode estar circunscrita a uma única voz”, defende.

O anúncio da chapa está marcado para o dia 5 de setembro, quando o Psol realiza a sua convenção, abrindo a temporada de eventos fixada pelo calendário da Justiça Eleitoral.

Em seguida, no dia 7 de setembro, o Pros oficializa como postulante o nome do deputado federal e pré-candidato Capitão Wagner.

Sobre a vaga de vice, no entanto, Wagner admitiu que “ainda não há” definição. Entre possíveis cotados, está a vereadora Priscila Costa, do PSC.

Situado no mesmo campo ideológico de Capitão Wagner, o também deputado federal Heitor Freire (PSL) ainda não bateu martelo sobre a vice, mas revelou: “Estou buscando uma mulher, conservadora e militar da ativa para compor a chapa”.

Na agenda, o PSL projeta convenção para o dia 14 de setembro, um dia antes da do MDB, programada para 15/9, e um depois da do PT.

Dentro do PSDB, que tem o ex-deputado estadual Carlos Matos como pré-candidato ao Paço até agora, nenhum nome ou perfil desponta.

Questionado, Luiz Pontes, presidente da legenda no Ceará, relatou que a sigla se reúne novamente na semana que vem não somente para tratar de vice, mas da titularidade da chapa, já que setores tucanos têm pressionado pela retirada da candidatura própria.

Presidente municipal do PT, o vereador Guilherme Sampaio informou que não há tratativas sobre a vice neste momento e que qualquer decisão sobre o assunto “fica mais para a reta final”, perto do prazo limite para a apresentação, que é dia 16 de setembro.

Até lá, o PT ainda mantém rodadas com o governador Camilo Santana sobre o cenário na cidade.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?