Logo O POVO+
Ao menos 32 policiais já pediram licença no Ceará para concorrer nas eleições de 2020
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Ao menos 32 policiais já pediram licença no Ceará para concorrer nas eleições de 2020

Tipo Notícia
Policiais militares paralisados deixaram de usar balaclava e passaram a vestir fardamento da PM  (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação Policiais militares paralisados deixaram de usar balaclava e passaram a vestir fardamento da PM

Pelo menos 32 policiais no Ceará já solicitaram licença de suas corporações e foram dispensados para concorrer a algum cargo nas eleições de 2020, seja de prefeito ou vereador.

Segundo dados da Polícia Civil obtidos pela coluna, 31 agentes pediram afastamento das funções até agora “para concorrerem a cargos eleitorais neste ano”.

Ao todo, são 23 inspetores, seis escrivães e dois delegados.

Da Polícia Militar, somente um integrante apresentou demanda de desligamento para entrar na disputa eleitoral. Um tenente-coronel, que ocupava tarefa gratificada, “se afastou de suas funções para concorrer às eleições deste ano”, informou a instituição.

Ainda não é possível assegurar que esse número supera proporcionalmente o de 2016, últimas eleições municipais realizadas.

Naquele ano, o então deputado estadual Capitão Wagner (Pros) foi ao segundo turno contra o então candidato à reeleição Roberto Cláudio, eleito para mais um mandato.

A expectativa, porém, é que o índice de policiais-candidatos aumente significativamente, uma vez que os partidos têm até o dia 16 de setembro para fazer o registro das candidaturas.

Previsto pela legislação eleitoral, o período de convenções começou nesta segunda-feira, 31, estendendo-se até 16/9.

Em conversa com O POVO, o governador Camilo Santana (PT) já avaliou que há em curso um processo de “politização da polícia”.

Em janeiro passado, PMs cruzaram os braços no Ceará e paralisaram as atividades por 13 dias. Um dos líderes desse movimento, o ex-deputado federal Cabo Sabino deve estar entre os egressos da corporação que irão concorrer a vaga no Legislativo em 2020.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?