Logo O POVO+
"A história da Kamila é muito mais importante do que o gênero", diz Wagner sobre vice
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

"A história da Kamila é muito mais importante do que o gênero", diz Wagner sobre vice

Tipo Notícia
Candidata a vice, Kamila Cardoso é anunciada em convenção ao lado do pré-candidato Capitão Wagner  (Foto: Aurélio Alves )
Foto: Aurélio Alves Candidata a vice, Kamila Cardoso é anunciada em convenção ao lado do pré-candidato Capitão Wagner

Após convenção que oficializou a chapa para a disputa em Fortaleza, o prefeiturável Capitão Wagner (Pros) disse que a escolha da vice, a advogada Kamila Cardoso (Podemos), não se deveu apenas ao fato de se tratar de uma mulher.

“A gente tem uma quantidade maior de mulheres do que de homens”, defendeu o parlamentar, “mas o que fez a gente escolher a Kamila não foi o gênero dela, e sim a capacidade que ela tem como profissional que é”.

O anúncio dos postulantes da coligação encabeçada por Wagner foi feito na manhã desta segunda-feira, 7, no ginásio de uma escola na capital cearense.

Segundo o deputado federal, a companheira de chapa tem “mais de 200 processos para defender as pessoas que não têm acesso à saúde”.

Além da atuação como advogada, cita Wagner, Kamila ainda reúne “capacidade que ela tem como mãe de abraçar uma bandeira e levar até o fim essa luta”.

“A história da Kamila é muito mais importante do que o gênero, de ser mulher ou homem”, acrescentou.

Ao O POVO, a agora candidata a vice-prefeita afirmou que agregaria à plataforma do deputado “principalmente a parte social”.

Em seguida, relatou que o acerto entre Pros e Podemos “foi uma construção totalmente desprovida de política”.

“Eu, conhecendo o trabalho do capitão”, seguiu a postulante, “fui convidada a fazer parte do plano de governo dele. Ele conheceu meu trabalho. Então o que espero contribuir é o social, é um olhar mais inclusivo, um olhar mais voltado para todas as pessoas que não têm algum tipo de olhar, algum tipo de política pública. E tentar ser a voz de uma população que está aí silenciosa”.

Capitão Wagner foi o terceiro pré-candidato a realizar convenção partidária. Antes dele, Samuel Braga (Patriota) e Paula Colares (UP) já haviam sido apresentados oficialmente como concorrentes.

Ainda nesta semana, PDT e PT devem preparar encontros das duas siglas nos dias 12 e 13, respectivamente.

Questionado se ainda aguarda alguma adesão antes do fim do período de convenções, o nome do Pros respondeu que “todos os partidos sabiam a data da nossa convenção, que era 7 de setembro”, e que “a gente marcou com muita antecedência”.

“Conversamos com muitos partidos e ainda há a possibilidade de algum se somar à nossa coligação”, projetou.

E concluiu: “A gente tem que respeitar o momento de outros partidos, não sou presidente desses outros, nós que somos da oposição temos que nos antecipar para planejar. Vamos estar de portas abertas para receber”.

O deputado ainda mantém tratativas com o PSDB e o DEM, embora haja mais chances de as duas legendas se aliarem ao PDT do prefeito Roberto Cláudio.

Na convenção de hoje, porém, toda a bancada tucana estava presente: dois deputados estaduais, Fernanda Pessoa e Nelinho, e um federal, Roberto Pessoa (licenciado), acompanhado do suplente Danilo Forte.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?